Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ITCN

ITNC recebe certificação do modelo CERNE I

O certificado foi recebido durante a 26ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação

Publicada em 01/11/2016 Atualizada há 1 ano

Nos dias 17 a 20 de outubro, ocorreu a 26ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação. O evento envolveu a participação de todas as incubadoras de empresas e parques tecnológicos associados do Brasil.

Um dos pontos altos da Conferência foi a certificação do primeiro grupo de incubadoras consideradas aptas a se tornarem Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE). As avaliações foram realizadas pelo Instituto Christiano Becker, entidade responsável pela certificação. Receberam o certificado as seguintes incubadoras:

– Centro de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (CEI-PROINE)
– Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA)
– Centro Incubador Tecnológico – CIT (FUNDETEC)
– Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RAIAR)
– Incubadora Tecnológica Natal Central – ITNC
– Incubadora Tecnológica Softville
– Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC)
– Midi Tecnológico
– Núcleo de Incubação do Porto Digital

O Modelo de Gestão de Incubadoras (CERNE), nasceu através da parceria entre a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O projeto tem o objetivo de expandir, por meio de uma plataforma de auxílio e soluções o número de empreendimentos sustentáveis desenvolvidos em incubadoras de empresas. As incubadoras associadas ao Modelo CERNE, passam a contar com uma estrutura de referência em gestão, que minimiza os riscos de fracasso na formação de novos negócios e sistematiza o processo de incubação. A aplicação desta metodologia gerencial nas incubadoras busca prioritariamente a implantação de Processos e Práticas-chaves que permite às incubadoras atrair e selecionar novos empreendimentos e contribuir para o seu rápido desenvolvimento, por meio de planejamento e monitoramento dos seus desempenhos.

Com esta certificação, a ITNC valida o seu modelo de gestão junto às empresas incubadas e graduadas e fortifica a Multincubadora do IFRN, tornando-se a primeira incubadora do estado certificada e uma das duas únicas contempladas da região nordeste, junto com Núcleo de Incubação do Porto Digital.