Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Competição

Iniciada segunda fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Campus Natal-Central participa com 30 equipes e 90 alunos inscritos

Publicada em 18/05/2018 Atualizada há 1 ano

Final Presencial da IX ONHB, quando o CNAT teve duas equipes premiadas com medalha de ouro. Foto: Divulgação

A 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil inscreveu mais de 57,5 mil estudantes de todo o país, distribuídos em 14.384 equipes, número 18% maior que na edição anterior. O Rio Grande do Norte iniciou a competição com 785 equipes, 30 delas formadas por alunos do IFRN/Campus Natal-Central.

De acordo com o professor Francisco Carlos Oliveira, das 30 equipes do campus 29 já passaram para a segunda fase online, de um total de seis que vão ocorrer até junho, além da final presencial marcada para os dias 18 e 19 de agosto em Campinas-SP. Cada equipe é composta por três estudantes e um professor orientador, sendo 17 orientadas pelo professor Francisco Carlos, 10 pelo professor Reginaldo Carlos e três pelo professor Sérgio Trindade.

Organizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), a competição não faz divulgação antecipada dos conteúdos trabalhados na Olimpíada. Dessa forma, não há como ocorrer preparação prévia. A partir da publicação das questões, as equipes iniciam as pesquisas sobre os temas e as tarefas propostas. Cada fase online tem duração de seis dias, iniciando às segundas e finalizando aos sábados. A seleção para a etapa seguinte depende de pontuação baseada no desempenho da equipe nas tarefas anteriores. 

Segundo o prof. Francisco Carlos, os estudantes do Campus Natal-Central têm apresentado significativa participação no evento, desde a I Olimpíada Nacional em História do Brasil, em 2009. “Desde então, diversas equipes do CNAT, que totalizam dezenas de alunos, conquistaram medalhas de bronze, prata e ouro, concorrendo com milhares de equipes de todo o território nacional. Em todas as edições das quais participamos, contamos com o total apoio da direção-geral”, enfatizou. 

Calendário:

  • Segunda Fase: 04/05 a 19/05
  • Terceira Fase: 21/05 a 26/05
  • Quarta fase: 28/05 a 02/06
  • Quinta fase: 04/06 a 09/06
  • Sexta fase: 11/06 a 16/06
  • Final: 18 e 19/08
 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas