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PLANEJAMENTO

Ilhas de impressão buscam eficiência do serviço e economia de insumos

As impressoras já estão sendo substituídas por 16 ilhas de impressão

Publicada em 22/04/2014 Atualizada há 1 ano

O custo de se manter uma impressora de uso corporativo pode não parecer, mas é alto. A fim de reduzir esses custos e otimizar os serviços de manutenção de impressão, a Diretoria de Tecnologia da Informação do Campus Natal Central (DTI/CNAT) desenvolveu o projeto ilhas de impressão, firmado com a empresa ALFAPRINT LOCAÇÕES LTDA ME.  O projeto consiste em alocar impressoras mais modernas, com funcionalidades também de cópia e escaneamento, em setores estratégicos e compartilhados do Instituto, visando à eficiência do serviço e à economia de insumos.

O diretor de Tecnologia da Informação, Frederico Silveira, lembra que, embora seja mais cômodo para o servidor ter uma impressora na sua sala de trabalho, as ilhas de impressão vão proporcionar uma enorme economia financeira, uma vez que os custos de equipamentos e a mão de obra do serviço são de responsabilidade da empresa terceirizada. “A média anual era de 255 mil reais de gastos com impressão, sem contabilizar os gastos com papel. Agora, temos um gasto de cerca de três mil reais por mês, gerando uma economia de aproximadamente 219 mil reais por ano. Essa economia justifica a mudança para as ilhas” ressalta.

Além da economia financeira, a substituição das antigas impressoras (cerca de 70 em todo o campus) pelas 16 ilhas de impressão vão trazer diversos outros benefícios: minimizar a quantidade de impressões desnecessárias; proporcionar a melhoria na qualidade do que for impresso; redução do tempo de atendimento do serviço de manutenção; liberação de espaço necessário para armazenar insumos; dispensa de licitações para adquirir produtos; economia de energia elétrica e diminuição de descarte dos equipamentos.

O contrato firmado entre o CNAT e a ALFAPRINT prevê que a empresa tenha no máximo 24h para solucionar um problema originado em uma das máquinas. Caso não dê para reparar um problema e tenha que substituir a impressora, o período para a troca é de apenas 48 horas, contados a partir da detecção do problema. “Antigamente esse problema de conserto e substituição demandava muita burocracia e consequentemente tempo, questão de meses. Se tivéssemos equipamento para consertar ou trocar, tudo bem, mas se não, teria que abrir um processo licitatório e isso demorava bastante”, diz o diretor da DTI. 

Frederico Silveira fala também que, com toda essa responsabilidade incidindo sobre a empresa terceirizada, a DTI consegue controlar melhor os gastos, pois fica sabendo com o que se gasta de impressão, a quantidade do que cada servidor imprime, etc. “Esse controle acaba diminuindo também a quantidade de impressão e a gente destina nossos recursos humanos para resolver outros problemas e não em conserto de impressora”, afirma.

Segundo Frederico, o Campus tem uma franquia mensal de 10 mil impressões por máquina. “Eu peço aos servidores para olhar a eficiência do projeto; a olhar não na comodidade, mas na eficiência do gasto do dinheiro público. Em vez da comodidade de ter a impressora na sala, temos que atentar que o gasto financeiro por ano é muito menor com esse projeto. E o que a gente conseguir economizar por ano, a gente pode utilizar em melhorias nas salas de aula, em outros tipos de equipamentos, em outros tipos de serviços. A ideia é essa, é a gente utilizar o serviço de impressão de forma eficiente e visando a economia do dinheiro público mesmo. Devemos usar esse dinheiro com eficiência e zelo”, conclui Frederico Silveira.

LOCALIZAÇÃO DAS ILHAS E SETORES ATENDIDOS:
1.    Gabinete (atendendo também à Auditoria e à Comunicação Social);
2.    DIAD (destinado a Transporte e Limpeza, Contabilidade e Obras civis)
3.    Gestão de Pessoas (Coordenação de Cadastro e Benefícios, Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal e Coordenação de Assistência ao Servidor);
4.    Biblioteca (direcionado também à Segurança e ao Museu);
5.    Almoxarifado (voltado também à DTI e ao Arquivo);
6.    DIREX (atendendo ao Serviço Social, Extensão e Estágios e Egressos)
7.    DE (também a COADES);
8.    Setor de Saúde (servindo também à Fisioterapia);
9.    DIATINF;
10.    DIAC;
11.    DIAREN;
12.    DIPEQ (servindo também à Incubadora);
13.    DIACON;
14.    CRA (impressões de diplomas e certificados do CNAT);
15.    DIACIN
16.    Expressão Gráfica (atendendo também à Garagem)

Suporte de Informática:
https: suporte.ifrn.local   

Palavras-chave:
servidores

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