JIFS NORDESTE 2016

IFRN será o principal representante do Nordeste nos Jogos dos Institutos Federais

Só nas modalidades coletivas, as equipes do Instituto do RN foram campeãs em 7 das 9 finais

Publicada em 13/09/2016 Atualizada há 1 ano

Delegação do IFRN no JIFS Nordeste 2016

Os Jogos dos Institutos Federais (JIFS), etapa Nordeste, terminaram neste domingo (11) e o IFRN só tem o que comemorar. Com o envio da maior delegação da região, com mais de 200 pessoas entre estudantes e servidores orientadores, os atletas da Instituição foram os mais premiados da competição e serão os principais representantes do Nordeste na fase nacional dos jogos, que acontecem em Brasília. A etapa Nordeste teve início no dia 6 de setembro, em João Pessoa, sediada pelo IFPB.

As competições coletivas foram divididas em 9 grupos. Desses, as equipes do IFRN foram campeãs em 7. No futebol masculino, no qual sagrou-se tricampeão, bateu o IFAL nos pênaltis por 4 a 3, após empate em 1 a 1. No futsal feminino, as Barrotinhas, como são conhecidas, venceram o IFMA por 3 a 1. Já a final do futsal masculino também foi vencida pelo IFRN nos pênaltis, com placar de 3 a 2, após empate em 2 a 2, em cima do IFAL. O handebol masculino foi campeão, também sobre o IFAL, com placar de 30 a 16. No vôlei feminino, o IFRN venceu os donos da casa, o IFPB, por 3 a 0 e o masculino bateu o IFPI por 3 a 1. O basquete feminino do IFRN também foi campeão, sobre o IFCE, com placar de 19 a 13. O IFRN conquistou ainda o vice campeonato no basquete masculino, perdendo de 47 a 49 para o IFPB.

O professor Moyses Souza, que acompanhou a equipe de handebol masculino, destacou que é um orgulho muito grande representar a Instituição. "O handebol tem a base de atletas do Campus natal-Zona Norte, mas com representantes dos campi Natal-Central e São Gonçalo do Amarante. É uma equipe que vai representar muito bem o Nordeste a nível nacional", lembrou. O estudante Felipe Roam, goleiro da equipe de futebol masculino, falou da alegria de ter conseguido defender 2 chutes a gol nas cobranças de pênaltis, o que deu o título ao IFRN e o levou à etapa nacional. O técnico do futebol, professor Leandro Vieira, falou sobre a importância da união entre os integrantes do time. "Temos atletas que estão juntos desde 2013, que já conquistaram o brasileiro e que podem despontar aí em times nacionais", comentou. Os depoimentos foram dados ao servidor Geraldo Peregrino, que acompanhou a delegação do IFRN, coordenando os registros fotográficos e a divulgação dos resultados.

Os atletas do Instituto também foram campeões no vôlei de praia feminino e no xadrez masculino e feminino, como também nas disputas individuais do esporte. No tênis de mesa, campeões no masculino e em equipe (time misto). Os atletas que representam a Instituição conquistaram também 10 medalhas nas disputas do atletismo: 1 medalha de ouro nos 100 metros feminino; ouro e bronze no lançamento de dardo; nos 800 metros feminino e masculino foram 2 bronzes e 1 prata; nos 400 metros feminino e masculino conquistaram 2 medalhas de bronze. Já no salto em distância masculino, conquistamos a prata e o bronze. Ainda no atletismo, foram conseguidos 2 récordes: Victor Fidelis, do Campus Parnamirim, com um lançamento de dardo de 39,57m, e Viviane Cristine Forte, do Campus Natal-Central, com um arremesso de peso de 9,44m.

Para o reitor Wyllys Farkatt Tabosa, as medalhas e troféus conquistados são resultado do trabalho conjunto de alunos, gestores e servidores em geral. "Nosso objetivo é oportunizar a melhor formação possível para nossos estudantes, por isso priorizamos as ações voltadas diretamente para eles. Levar uma delegação com praticamente 200 pessoas para os Jogos foi uma decisão planejada da nossa Diretoria de Atividades Estudantis (Digae), que tem à frente o professor Erivan Sales do Amaral.

JIFS

Os Jogos dos Institutos Federais são realizados em 4 fases distintas: intracampus e intercampi (internos a cada Instituto); etapa regional e etapa nacional. Participam da regional Nordeste jovens atletas de 8 estados da região. A etapa nacional está prevista para acontecer já no início de outubro, sediada pelo Instituto Federal de Brasília.