IFRN sedia edição 2018 do Simpósio sobre Tecnologia Espacial Básica

Evento aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Campus Natal - Central

Publicada em 14/09/2018 Atualizada há 1 ano

Evento contou com estandes das instituições participantes

Entre os dias 11 e 14 de setembro, o Campus Natal–Central do IFRN sediou a quinta edição do simpósio "Creating Novel Opportunities with Small Satellite Space Missions” (Criando Novas Oportunidades com Pequenas Missões Espaciais de Satélites). Além do Instituto, o evento contou com a Organização da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), da United Nations Office for Outer Space Affairs (UNOOSA), que é o escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, be como do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Brasil foi escolhido e aceito para sediar o evento por ser membro da ONU e detentor de um programa espacial em pleno desenvolvimento, com missões de nanosatélites de sucesso. "O evento é puramente científico/tecnológico e visa, principalmente, o compartilhamento de tecnologias e informações científicas, além da capacitação de países em desenvolvimento", explicou o representante oficial da UNOOSA, Medeni Soysal.

Entre os objetivos do Simpósio da ONU/Brasil estão: examinar questões relevantes para a implementação de pequenos programas de satélites, elaborar questões regulatórias de programas de desenvolvimento de tecnologia espacial para esta classe de satélites, bem como questões legais e responsabilidades relacionadas aos programas de desenvolvimento de tecnologia espacial para pequenas missões por satélite, continuar o desenvolvimento de um currículo de educação para engenharia espacial e discutir questões acerca da Iniciativa Básica de Tecnologia Espacial (BSTI).

Desde 2012, a BSTI vem organizando Simpósios Internacionais sobre Tecnologia Espacial Básica nas regiões correspondentes às Comissões Econômicas da ONU para África, Ásia e Pacífico, América Latina e Caribe e Ásia Ocidental. Já foram organizadas edições anteriores do Simpósio no Japão, Emirados Árabes, México e África do Sul.

Com mais de 200 pessoas de todos os continentes, o simpósio reúne ainda representantes e pesquisadores da NASA, bem como de outras agências espaciais de mais de 10 países. “É uma oportunidade única tanto para nós quanto para o mundo, pois daqui poderão sair muitas boas ideais”, afirmou o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho.

"A tecnologia espacial e sua ampla gama de aplicações contribuem com informações e serviços essenciais para muitos aspectos do desenvolvimento sustentável, e pequenas missões por satélite estão se tornando cada vez mais importantes para apoiar esse papel específico da tecnologia espacial", disse o coronel Marco Rezende, diretor de transporte e licenciamento da AEB.

extensao