IFRN promove Mostra de Teatro

Alunos do Ensino Técnico encenarão oito peças de tragédia e comédia

Publicada em 11/03/2014 Atualizada há 1 ano

Um momento do ensaio de grupo da Mecânica ocorrido na manhã desta terça (11). Foto: Pedro Jotha.

No período de 11 a 13 de março, a partir das 17h, será realizada mais uma Mostra de Teatro no Auditório do IFRN/Campus Natal Central, sob a coordenação da professora Marinalva Moura. Serão encenados oito espetáculos de tragédia e comédia, a partir das 18 horas, cada um com duração de uma hora.

Ao todo são quatro turmas subdivididas em oito grupos teatrais, com a participação de aproximadamente 150 estudantes do Ensino Técnico Integrado. Os roteiros e toda composição das peças ficaram na responsabilidade dos alunos. Essa Mostra ocorre semestralmente sempre no final da disciplina de Artes Cênicas.

No primeiro bimestre é ensinada em sala de aula toda a parte teórica, sobre iluminação, maquiagem, figurino, cenografia. No segundo bimestre, os estudantes passam a realizar trabalhos semanais práticos com o que aprenderam e assim são avaliados.

Para a professora Marinalva Moura, orientadora da Mostra, a contribuição para a vida acadêmica dos alunos não se encerra na disciplina, nem nos conhecimentos teatrais, esses trabalhos desenvolvidos com os estudantes os engrandecem também como sujeitos. “O que desenvolvemos aqui é a formação de expectadores e não de artistas. É gratificante poder ver como esses alunos crescem dentro da disciplina e como conseguem mostrar seu potencial”, relata Marinalva.

Júlia Lucio, estudante da turma de Informática para Internet, que ficou responsável pelo figurino e maquiagem da peça “Toda insanidade será castigada” diz que, apesar das dificuldades e da responsabilidade que teve, o aprendizado passo a passo lhe ajudou na compreensão do conteúdo estudado.

Nos blogs de cada companhia teatral os estudantes deixaram seus comentários a respeito das experiências apreendidas na elaboração das peças. Em um dos comentários postados, Gabriel afirma: “Faz tão pouco tempo, mas parece que já se passou um ano. Tantas descobertas, evoluções, mas do outro lado, muitas noites sem dormir, muito, mas muito mesmo, muito cansaço, principalmente após os ensaios avaliativos, quando tínhamos que levar e trazer cenário, muito pesado por sinal.”

As senhas para os espetáculos poderão ser retiradas todos os dias da Mostra Teatral, de 12h às 15h, no Núcleo de Arte.

Confira a programação:

DIA 11.03.2014 (terça-feira)
18h: TODA INSANIDADE SERÁ CASTIGADA – INFART CIA TEATRAL - Internet 2.01111.1M
19h: ELES NÃO USAM BLACK-TIE – Cia TEATRAL ACABOU A LUZ – Mecânica 2.01202.1V

DIA 12.03.2014 (quarta-feira)
17h30min: PERDOA-ME POR ME TRAÍRES – GRUPO TEATRAL PARADOXO – Internet 2.01111.1M
18h30min: MULHER SEM PECADO – TRANSFORMADORES COMPANHIA TEATRAL – Manutenção 2.01112.1V
19h30min: NÃO EXISTE RACISMO NO BRASIL – CIA TEATRAL OS OHM – Eletrotécnica 2.01201.1V

DIA 13.03.2014 (quinta-feira)
17h30min: BODAS DE SANGUE – GRUPO TEATRAL CATACLISMA – Eletrotécnica 2.01201.
18h30min: TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR – CIA TENSÃO TEATRAL – Manutenção 2.01112.1V
19h30min: O CASAMENTO SUSPEITOSO – GRUPO TEATRAL OS 100 GRAXAS – Mecânica 2.01202.1V