História

CNAT conquista 4 medalhas na final da Olímpiada Nacional de História do Brasil (ONHB)

O IFRN obteve 10 das 13 medalhas alcançadas pelo Rio Grande do Norte

Publicada em 21/08/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Hudson Silva

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou 10 das 13 medalhas do RN, na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), alcançando, assim, o terceiro lugar do país. Foram seis medalhas de bronze, três de prata e uma de ouro.

O Campus Natal-Central do IFRN (CNAT-IFRN) teve nove equipes finalistas, das quais quatro foram premiadas, sendo 3 com medalha de bronze e uma com ouro. As equipes se preparam para a competição com orientações coletivas, coordenadas pelo professores do CNAT, Francisco Carlos de Souza,  Sérgio Trindade e Reginaldo Carlos, com a colaboração da medalhista da ONHB e ex-aluna do curso de Edificações, Viviane Cristine Pereira Nunes.

Segundo o professor de História do Campus Natal-Central, Francisco Carlos Oliveira de Souza, o bom resultado foi fruto de um compartilhamento do conhecimento: "Foram seis fases online. A cada semana, a UNICAMP disponibilizava novas questões e, das quase 15 mil equipes inscritas, apenas 311 foram para a final.  Nós tivemos nove equipes na final, das quais quatro foram ganhadoras de medalhas, três de bronze e uma de ouro. Esse destaque se deve especialmente aos alunos que são muito bons e revela ainda a importância do envolvimento coletivo, porque todas as equipes se prepararam juntas. É interessante ressaltar a formação integrada do nosso Instituto que estimula a formação humanística".

Para Pedro Medeiros, aluno do quarto ano do curso de Controle Ambiental e medalhista de bronze no evento, além do aprendizado em si, a experiência foi uma espaço para fazer novas amizades : "Fomos para a final. A sensação foi muito boa, mas, em especial, vivenciar tudo isso foi ainda mais enriquecedor pelas amizades que fizemos e pelo que aprendemos juntos, compartilhando conhecimento". Da mesma opinião que o colega, o aluno Luiz Felipe Silva, do quarto ano do curso de Edificações e medalhista de ouro da competição, ressalta a importância do trabalho coletivo como principal engrenagem para as conquistas alcançadas: "Independente da cor da medalha, a viagem em si e o conhecimento agregado, houve as reflexões coletivas que nos fizerem aprender e crescer coletivamente, inclusive para a construção de uma sociedade melhor. E tudo isso só foi possível com o apoio da nossa instituição".

Das equipes inscritas pelo Campus Natal Central, nove viajaram a Campinas para a finalíssima da ONHB. Lá conquistaram quatro medalhas: três de bronze e uma de ouro. Representando a unidade, “a primeira de bronze foi de uma equipe orientada pelo professor Sérgio Trindade. A segunda, foi de uma equipe orientada pelo professor Reginaldo Carlos e a terceira medalha de bronze foi de uma equipe sob a minha orientação. A medalha de ouro foi também de uma equipe orientada por mim”, disse Francisco Carlos. Segundo ele, todas as demais equipes que foram à final receberam medalhas de Honra ao Mérito: “afinal, esse conjunto de equipes finalistas concorreram com mais de 14 mil equipes de todo o Brasil”, finalizou.

O Rio Grande do Norte foi um dos 11 estados que conquistou medalhas de ouro, prata ou bronze na grande final. A 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) aconteceu entre 18 e 19 de agosto, na Universidade de Campinas-SP, e reuniu 311 equipes na grande final.

Medalhistas

Dos campi do IFRN que participaram da final dessa edição, quatro foram medalhistas, conforme tabela abaixo:

CampusEquipeMedalha
Natal CentralGoteira UrbanaOuro
Nova Cruz Millennium Prata
MossoróMosqueteirosPrata
MossoróVillas BoasPrata
Natal CentralFilhos do PotengiBronze
Natal CentralFora da sala de jantarBronze
Natal CentralRoda VivaBronze
Santa CruzAméliasBronze
MossoróAté QuandoBronze
MossoróTrês PotênciasBronze

ONHB

Para a coordenadora da Olimpíada, Cristina Meneguello, a 10ª edição foi um sucesso e conseguiu atrair novos participantes: “Tivemos algumas surpresas nas medalhas e uma distribuição interessante pelos estados. Estamos satisfeitos com um projeto que já tem uma estrutura e tende a crescer cada vez mais”, disse. A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Participam alunos matriculados nos 8º e 9º anos do ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio. O projeto tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.