Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciências

I Encontro de Biólogos do IFRN discute ensino, pesquisa e extensão

Evento acontece nesta quinta (12) e sexta-feira (13), no miniauditório da DIAC

Publicada em 12/09/2013 Atualizada há 1 ano

Professora da UFRN, Magnólia Fernandes, profere palestra no I Encontro de Biólogos do IFRN. Foto: Pedro Jotha.

Na manhã desta quinta-feira (12), no auditório da Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal Central (DIAC/CNAT), teve início o I Encontro de Biólogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo é discutir assuntos relacionados à temática da Biologia, incentivar a produção de trabalhos científicos e promover um breve panorama de ensino, pesquisa e extensão da Biologia nos Campi do Instituto. O evento é organizado pela DIAC, com apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Associação dos Servidores do IFRN (ASIRN) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

A abertura do Encontro, que reuniu cerca de 30 profissionais da área da Biologia, foi realizada pelo diretor acadêmico de Ciências, professor Cláudio César Braga. O diretor geral, Arnóbio Araújo, presente na ocasião, parabenizou o grupo organizador do evento e disse que “esse momento é extremamente salutar para discutir a questão da formação, a prática da Biologia, além de servir para que as pessoas que estão em campus mais distantes possam se conhecer melhor e trocar experiências”.

A bióloga e representante do SINASEFE, Jozirene Cordeiro, desejou um bom evento a todos e discursou sobre a importância do I Encontro de Biólogos do Instituto. “Este evento é de relevância para nós, biólogos professores do IFRN, é uma realização que oportuniza a confraternização e compartilha conhecimentos. É um momento de dizer a todos que somos comprometidos com o ensino e que queremos nos qualificar, por entender que somos um estabelecimento de ensino jovem com a competência de 100 anos de existência”, afirmou.

A primeira palestra do Encontro “Tendências Atuais do Ensino de Biologia como Área de Pesquisa” foi ministrada pela professora da UFRN, Magnólia Fernandes de Araújo, doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Ela explanou sobre as dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas de professores e alunos do ensino básico em conteúdos de Biologia.

O evento continua à tarde, com as palestras “Neurociências”, ministrada pelo Doutor Robson Scheffer, do Instituto do Cérebro/UFRN; e “Biodiversidade: desafios e perspectivas para o século XXI”, proferida pela professora Doutora Liliane Lima, do Campus Macau. A programação se estende até esta sexta-feira (13).

Confira a programação completa do I Encontro de Biólogos do IFRN