Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Fórum

Fórum sobre envelhecimento ativo marca a manhã do CNAT

Evento é aberto à sociedade e objetiva discutir temáticas relacionadas à terceira idade

Publicada em 06/08/2019 Atualizada há 12 meses

Foto: Eduardo Fernandes

Nesta terça-feira, 06/08, no auditório do Campus Natal-Central, Pedro Silveira e Sá Leitão, aconteceu a abertura do “III Fórum Norte-rio-grandense do Envelhecimento Ativo”. O evento, organizado pela Diretoria de Extensão, sob a supervisão do coordenador Gustavo Brito, ocorre no período de 06/08 a 09/08, com o objetivo de fomentar diálogos sobre os principais aspectos do envelhecimento ativo. Para isso, o evento terá palestras e debates diversos sobre a temática.

O coordenador do projeto, Gustavo Brito, falou sobre os benefícios do fórum e de refletir sobre as questões que envolvem a terceira idade: “Vamos falar sobre envelhecimento ativo. Assim, vocês entenderão melhor o que a gente faz e sobre o que a gente faz. É preciso aprender que há atividade que é feita para uma pessoa de 45 anos e não é para uma pessoa de 80 anos”. Após a fala, o coordenador convidou para a mesa de abertura os representantes da instituição. A mesa foi composta pelo diretor-geral, professor Arnóbio de Araújo Filho; pelo diretor de extensão, Renier Cavalcanti Dantas; pelo professor aposentado, ex-diretor de extensão, Luís Antônio de Araújo; e pela presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Thamires Oliveira.

 Na ocasião, o gestor do Campus Natal-Central, Arnóbio de Araújo, falou sobre a importância do projeto para a sociedade: “Bom dia a todos e a todas. Gostaria de parabenizar o professor Gustavo e a sua equipe pela ação. Esse projeto existe há quase 20 anos no IFRN e é muito importante para o nosso estado e município. Por isso, eu digo, aproveitem esse espaço de conhecimento, alegria e educação”, enfatizou o diretor. Ainda na recepção aos idosos, o diretor de extensão, Renier Dantas, lembrou a importância dos idosos para a Instituição: “Bom dia a todos. Como é bom estar presente com vocês porque renova a energia da gente. A escola ganha vida porque vocês estão aqui”. Já a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Thamires Oliveira, reforçou a relevância da parceria com a Instituição: “O IFRN é fundamental para o Estado na área de envelhecimento. Essa parceria é decisiva”.

Decisiva especialmente para os muitos idosos que são alunos do projeto da Melhor Idade do Campus Natal-Central/IFRN, caso de dona Gracilda Marcelino da Rocha, que faz o curso de “Cuidador de Idosos”, no projeto “Mulheres Mil”, e pratica aula de musculação na escola: “São muito  boas as informações aqui, esses esclarecimentos. Eu gosto muito do projeto e acho importante para minha vida, inclusive além da musculação, faço o curso de “Cuidador de Idosos" no projeto "Mulheres Mil”. Outra aluna beneficiada, Sandra Barbosa, ressalta a importância de participar do projeto: “Faço dança e musculação. Acho importante demais fazer essas atividades e também ter um fórum como esse sobre o envelhecimento com saúde. Eu tenho diabetes e pressão alta. Tenho 50 anos, mas tenho que me preocupar com o futuro agora, para chegar aos 60 com saúde”.

Homenagem ao ex-diretor de extensão acontece no evento

O Fórum também foi marcado pela emoção, com a homenagem ao servidor aposentado Luís Antônio de Araújo, que esteve à frente da Diretoria de Extensão por 15 anos. O diretor-geral falou da importância do trabalho do servidor e da trajetória de contribuição em todos os anos de vida pública dele: “Professor Luís Antônio esteve nessa diretoria ao lado da gente, procurando soluções, sempre solícito, servindo ao público, pois ele se preocupa com o público. É para isso que estamos aqui, para servir à sociedade e cuidar do nosso público. Luís é uma pessoa de uma simplicidade tremenda, e de quem a gente sentirá muita falta”.

O professor aposentado, Luís Antônio de Araújo, agradeceu a homenagem e disse que estará sempre por perto para colaborar. Em sua fala, ele também conversou com os idosos presentes sobre a vida após a aposentadoria e disse que agora tem mais tempo para ele e para a família: “Estou aposentado como muitos de vocês. Foi aqui que fiz minhas melhores amizades, tirei o sustento de minha família, como várias gerações de pessoas que passaram e outras que virão. Mas a vida não para, hoje tenho tempo para fazer outras coisas. Vocês, como eu, constroem histórias, descobertas e fazem atividades físicas. Então, é um privilégio de vocês participar desse projeto, e a Instituição tem o maior prazer em ter vocês aqui”.

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas