Campus realizou formatura de pescadores do projeto "Tarralfas"

Foram alfabetizadas 20 pessoas da praia de Pirangi do Sul

Publicada em 13/12/2017 Atualizada há 1 ano

Nesta segunda-feira, 18/12, o Campus Natal-Central realizou a formatura de pescadores do projeto "Tarralfas". O evento, que aconteceu no Miniauditório Central, marcou a conclusão da primeira etapa do projeto de extensão. O curso alfabetizou 20 pescadores da praia de Pirangi do Sul, pelo método analítico, ou seja, através da escrita e leitura de palavras monossílabas e dissílabas.

Através dessa atividade de extensão, segundo o coordenador do projeto, professor José Mateus do Nascimento, "os pescadores refletiram sobre o universo cultural deles", utilizando vocabulário do seu repertório cotidiano. O projeto, que atingiu os objetivos traçados e foi avaliado como um "sucesso" pela equipe realizadora, vai promover a segunda etapa da extensão, a partir de março de 2018.

No projeto "Tarralfas", os pescadores foram alfabetizados, em diálogo com a perspectiva Freiriana, através de temas e palavras gerados como "identidade", "cultura pesqueira", história da comunidade, da colônia de pescadores e da cidade de Natal. A  equipe formadora que atuou no processo de alfabetização foi composta por servidores e alunos dos cursos tecnólogos e de licenciatura do Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Confira a Galeria de Fotos da formatura.

extensao