Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Matemática

Estudantes premiados na Olimpíada de Matemática compartilham experiências

Medalhistas voltam maravilhados com a cultura oriental

Publicada em 03/12/2019 Atualizada há 1 ano

Nesta terça-feira, 03/12, o diretor do Campus Natal-Central, Arnóbio de Araújo Filho, recebeu os alunos Isabella Gomes, Romana Galvão, Klaus Reiniger e João Arthur Barros. A equipe, que viajou acompanhada pelo professor Dayvid Marques, voltou da Olimpíada Internacional de Matemática, na China, com menção honrosa e medalhas de prata. “Essa competição teve várias fases, os preparativos, os ensinamentos, as premiações e o pós, nessa volta. Eles são inspiração e exemplo para muitos que, como eles, querem vivenciar experiências assim”, enfatizou o professor Arnóbio de Araújo Filho.

Além das premiações, os estudantes e o professor Dayvid Marques revelaram ganhos como os aprendizados e as experiências mais marcantes da viagem. De acordo com o docente, os ganhos foram muitos, inclusive sob o aspecto cultural: “Os benefícios foram enormes, especialmente do ponto de vista cultural, a questão de conhecer o povo oriental, o chinês com sua cultura totalmente diferente da nossa. Eles têm um nível muito alto de desenvolvimento. Lá tudo é  muito limpo e organizado. Eles são bastante simpáticos e bem receptivos, diferentemente do que pensávamos”. De acordo com Isabela Gomes, a receptividade deles e postura colaborativa do povo foi encantadora de se ver: “Muitos não falam inglês, mas mesmo assim vão até a gente e ficam tentando explicar por gestos. Conhecemos gente de muitos lugares, interagimos com pessoas de outro país, foi maravilhoso”.

Maravilhada com a disciplina e a rapidez com que os alunos chineses resolveram as questões matemáticas durante a competição, Romana Galvão comentou: “ Num dos desafios entre eles mesmos, os alunos responderam as questões em apenas dois segundos! Quando fomos ver, eles já estavam comemorando, ficamos impressionados”.  Segundo o professor Dayvid Marques, os chineses estudam conteúdos do ensino superior no ensino médio e por isso são tão hábeis na matemática: “Eles são muito avançados, porque estudam matérias do ensino superior já no ensino médio”.

De acordo com João Arthur, a viagem foi aproveitada “em cada segundo”. Quando perguntados então como definiriam a viagem, de forma rápida, em uma palavra, a equipe respondeu: "incrível" (prof. Dayvid),  "única" (Isabella), "sonho" (Romana), "conquista" (João), "motivação" (klaus). Então, que o SONHO realizado dos alunos seja sempre uma experiência ÚNICA e sirva de MOTIVAÇÃO para os muitos estudantes que buscam também essa CONQUISTA INCRÍVEL.