Ensino

Estudantes de Controle Ambiental são premiadas na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia

Projeto desenvolvido pelas alunas foi aplicado na Escola Estadual Tiradentes

Publicada em 26/09/2017 Atualizada há 12 meses

Diretor-geral do CNAT, professor José Arnóbio, recebe estudantes premiadas na Fenecit. Foto: Ranmaildo Revorêdo

“Eles diziam que o projeto era tão importante que deveríamos levar para outras escolas”, relata a estudante Kaliane dos Santos sobre a repercussão do projeto desenvolvido por ela e as colegas de curso, Dayane Eugênia Silva e Runielly Garcia, entre os jurados da XIII Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT).

As estudantes do curso de controle ambiental, do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN, conquistaram com o projeto desenvolvido em uma escola da Rede Estadual de Ensino, o 3º lugar nacional, na categoria Meio Ambiente da FENECIT. A exposição é uma das principais feiras cientificas do Nordeste e foi realizada entre os dias 19 e 23 de setembro, em Recife-PE.

Como prêmio, as alunas foram credenciadas para XI Feria de Ciencias y Tecnologías Colegio Girasoles, que acontece no dia 18 de agosto de 2018, no Paraguai.

A estrutura oferecida aos estudantes do CNAT foi apontada por Runielly Garcia como importante para essa conquista. “Temos o privilégio de estudar no IFRN. Por isso, queremos repassar o que aprendemos aqui. Os saberes precisam ser multiplicados", afirma.

Eugênia Silva disse que as famílias delas estiveram, desde o início, apoiando na realização do projeto e na viagem até Recife. "Assim como foi gratificante pra gente, foi para eles também. Todos viram que as dificuldades enfrentadas desde o início valeram a pena", diz.

Educação Ambiental na Escola

O projeto desenvolvido pelas alunas do CNAT foi realizado, durante o mês de junho deste ano, com duas turmas do 5º do ensino fundamental da Escola Estadual Tiradentes. O trabalho foi orientado pela professora Ana Karla Oliveira e intitulado como “Estudo de caso sobre o uso da água e dos resíduos sólidos”.

Nas visitas, Kaliane, Dayane e Runielly fizeram um levantamento sobre a utilização da água pelos alunos em suas casas e na escola e também como é feito o descarte do lixo. A partir do estudo, elas realizaram atividades educativas para que os alunos entendessem a importância da preservação do meio ambiente por meio do uso adequado dos recursos naturais.

"Antes mesmo de irmos para a Fenecit, já estávamos planejando voltar na escola e avaliarmos o que mudou deste o início do projeto para, assim, ampliarmos”, conta Runielly Garcia sobre a continuidade das ações.

O projeto deve ser levado para outras escolas e pode evoluir para o Trabalho de Conclusão de Cursos das alunas.