Geografia

Equipes do Campus Natal-Central se destacam na Olimpíada Geo-Brasil

Foram 16 equipes participantes, com 3 integrantes por grupo

Publicada em 12/09/2017 Atualizada há 1 ano

A Olimpíada Geo-Brasil, que possui uma fase nacional e uma internacional, teve a participação vitoriosa de 16 equipes do Campus Natal-Central. Os grupos, que conquistaram medalhas de bronze a ouro, realizaram a primeira fase no começo de agosto e a segunda no final do mesmo mês. O evento teve o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela Geografia e Ciências da Terra, promover o aprimoramento do ensino da disciplina em todas as escolas do país, além de estabelecer relações cooperativas entre os jovens participantes do Brasil e dos diferentes países que participam da fase internacional. Dessa maneira, a meta principal do evento está além dos resultados em si, tendo como foco principal a criação de um espaço de colaboração e de divulgação de boas práticas de ensino.

A fase nacional, que é formada pela III Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e pela I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT), de forma conjunta, aconteceu de 05 a 15 de agosto. Foram 16 equipes com três participantes por grupo, totalizando 48 alunos e dois professores coordenadores: Maria Cristina Cavalcanti Araújo e João Correia Saraiva Júnior. De 138 equipes participantes no Estado do Rio Grande do Norte, entre escolas públicas e privadas, os resultados do Campus Natal-Central foram os seguintes:

Equipe "GeoPotiguares" (conquista do segundo lugar e medalha de ouro);

Equipe "Sobre Netuno, Taured e Morpheus" (conquista do quarto lugar, medalha de ouro);

Equipe "EZLN" e "Jandaíras do Sertão" (conquista do sétimo lugar, medalha de prata);

Equipe "Atlas" (conquista do nono lugar, medalha de prata);

Equipe "Diamond Snakes" (conquista do décimo oitavo lugar, medalha de bronze); e

Equipe "Mineragirls" (conquista de vigésimo lugar, medalha de bronze).

A Olimpíada possui duas etapas: a competitiva (duas fases online e uma presencial) e a cooperativa (Pesquisa Local). Não existe obrigatoriedade de participação nas duas fases, e a parte cooperativa não gera pontuações, não influenciando, portanto, para a classificação da fase competitiva. Questões como sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, além da criação de uma sociedade justa e participativa, entre outras, são norteadoras do evento. Para participar, os competidores precisavam ter 18 anos completos, até 30 de junho de 2017, e estar cursando até o terceiro ano do Ensino Médio ou o quarto ano do Ensino Médio Técnico.