Equipe de Robótica do Campus Natal-Central é destaque em João Pessoa

Evento aconteceu entre os dias 06 e 10 de novembro de 2018

Publicada em 13/11/2018 Atualizada há 1 ano

Entre os dias 06 e 10 de novembro de 2018, João Pessoa foi palco do Robotica 2018, que integrou oito subeventos, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e o Robocup Logistics.  O IFRN, com equipes dos campi Natal-Central, Natal-Zona Norte, Parnamirim e Santa Cruz, participou como competidor e visitante, além de ter professores da área entre os organizadores do evento.

Os pesquisadores do LAICA (Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação), Allyson Amilcar, João Moreno e Sarah Thomaz participaram da Robótica 2018 em diversas modalidades, desde a organização de minicurso de robótica aos finalistas da etapa teórica da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). A equipe fez parte também da apresentação do trabalho “SmartHouse – Uma maquete residencial inteligente para o ensino da domótica” na MNR (Mostra Nacional de Robótica). Representando os discentes do laboratório, os alunos bolsistas André Anderson Queiroz e João Rafael Costa também integraram a comitiva na Paraíba.

A professora Sarah Thomaz, do Campus Natal-Central, que participou da organização da OBR e ministrou um minicurso de Robótica aos finalistas da etapa teórica desta Olimpíada, foi eleita membro do comitê gestor da Comissão Especial de Robótica da Sociedade Brasileira de Computação. A comissão é responsável por ações voltadas ao desenvolvimento da Robótica no país e da comunidade científica da área. Além disso, Sarah coordenará o evento Robótica 2020: “durante a reunião, foi confirmada a proposta do IFRN sediar o evento em 2020, pois o projeto que enviei no ano passado foi aprovado”, disse ela. Além de Sarah, os professores Allyson Amilcar e Amadeu Albino realizaram visita técnica ao evento, já visando a futura organização do evento

Robotica 2018

A Robotica 2018 é a união entre as mais respeitadas competições e os mais importantes congressos científicos nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial na América Latina. Reunindo sub-eventos que visam incentivar a pesquisa e desenvolvimento na área, a Robótica é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e pelo RobCup Brasil (braço brasileiro da Federação RobCup). Realizadas paralelamente, as atividades aconteceram entre 6 e 10 de novembro de 2018, com participação de 1.500 estudantes e professores e pesquisadores. Embora seja um evento latino-americano, todos os anos o encontro recebe pesquisadores e equipes de países da Europa e da Ásia.