CONCURSO

Edição 2017 valorizou a inovação e o uso de materiais reciclados

Publicada em 13/12/2017 Atualizada há 1 ano

Presépio vencedor do concurso - equipe "Os construtores". Foto: Jônatas Moura

No último dia 11, por ocasião do Concerto Natalino, a Coordenação de Comunicação Social e Eventos realizou o anúncio e a cerimônia de premiação do Concurso de Presépios do IFRN/Campus Natal-Central – edição 2017.

Com seis equipes participantes, compostas por alunos e servidores, o Concurso premiou os dois primeiros lugares com 600 e 400 reais, respectivamente. A equipe “Os Construtores”, da DIACON, ficou em 1º lugar na pontuação geral, e “Encantos da DIAREN” conquistou a 2ª colocação.

Os presépios foram avaliados por uma comissão julgadora composta por professores do IFRN, com conhecimentos na área de história, arte e religião: Bruna Rafaela (Campus Ceará-Mirim), Mara Pucci (Campus Cidade Alta) e Gilson Gomes (Campus Natal-Central). A avaliação levou em conta cinco critérios: a valorização da história e tradição dos presépios; o local da montagem; o destaque dado à manjedoura; a criatividade e inovação; e, sobretudo, o uso de materiais recicláveis e a apresentação oral do trabalho pelo grupo.

A equipe vencedora - “Os Construtores” - inovou na elaboração do presépio, ao compor os personagens com blocos de concreto, material utilizado pelos alunos como corpos-de-prova em ensaios de resistência, conformidade e outras propriedades mecânicas, desenvolvidos nos laboratórios da área acadêmica de Construção Civil. Além disso, toda a concepção da estrutura do presépio levou em conta os conhecimentos de arquitetura e edificações adquiridos pelos alunos no ensino técnico, ministrado pela DIACON. Outro destaque do presépio d’Os Construtores foi a manjedoura, que imita um carrinho de mão (confeccionado em embalagem de quentinha), equipamento essencial no transporte de materiais usados na construção civil.

Vice-campeã do concurso, a equipe “Encantos da DIAREN” fez uso de tecidos como juta, feltro e lã para confeccionar os elementos e personagens do seu presépio, que resultou num trabalho artesanal minucioso e no aproveitamento de resíduos da indústria têxtil no enchimento das figuras.

O uso de materiais recicláveis, descartados pelo próprio Campus, foi bastante empregado pelas equipes: a equipe The Winners, reutilizou 48 CDs, produto que demora cerca de 500 anos para se decompor, quando lançado no meio ambiente; a Ecosépios lançou mão de rolos de papel higiênico, papelão, caixas de fósforo, palhas de coqueiro e de outros itens facilmente encontrados na instituição; a equipe Maranata construiu seu presépio utilizando palitos de churrasco, papelão, corda, isopor e outros itens reaproveitáveis; a equipe Almox apresentou um outro diferencial: seus elementos foram dispostos de modo a conferir a ideia de movimento, sobretudo, em relação às figuras dos três Reis Magos, que caminham em direção à estrela-guia. Esta equipe também se preocupou em reconstituir o cenário noturno da noite do nascimento de Cristo.

A comissão organizadora, formada pela equipe de servidores da Comunicação Social e Eventos, considera que a primeira edição do Concurso alcançou um resultado bastante positivo e parabeniza todos os envolvidos pelo esforço e dedicação demonstrados, tanto na produção do presépio, quanto na exposição pública. A expectativa da COCSEV é que, em 2018, mais pessoas da comunidade escolar se envolvam nessa iniciativa, para que o concurso se fortaleça a cada ano.

extensao