Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cursos

Equipe da área verde do CNAT participa de capacitações

Treinamento sobre uso de motosserra ocorre nesta terça-feira, 02 de abril

Publicada em 02/04/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Maxsuel Praxedes

Nesta terça-feira, 02/04, o Campus Natal-Central (CNAT) vai sediar a realização de treinamentos com a equipe de colaboradores da área verde do campus. O curso “Uso de Motosserra”, com 8 horas de carga horária, tem o objetivo de orientar os participantes sobre a utilização do equipamento assim como no que diz respeito aos procedimentos e orientações necessárias a esse tipo de atividade. O curso é composto de uma parte teórica, realizada na sala de aula B-08 (manhã) e o outro treinamento que será no bosque Nivaldo Calixto, no campus CNAT.

Os cursos acontecem através da empresa MARANATA, em atendimento à solicitação do engenheiro de segurança do trabalho do campus, Gleydson de Oliveira Cavalcanti. A meta é garantir à adequação das atividades ao atendimento das normas de segurança do trabalho.

Para garantir a segurança da comunidade, ferramentas e equipamentos utilizados nos serviços de poda das árvores e jardinagem devem ser produtos de qualidade, estar em bom estado de conservação e dentro das normas técnicas. A forma de utilização dessas ferramentas é de fundamental importância para proteção dos trabalhadores da área, bem como dos pedestres, veículos e tudo que esteja no entorno.

Caso seja preciso a utilização de motosserra para o corte ou a poda, deve ser apresentado um registro do equipamento no IBAMA, bem como treinamento do operador conforme determina a NR-12. Operadores de motosserras devem ter Certificado de Treinamento para utilização segura da máquina. Para obtenção do certificado, o operador precisa participar de curso com carga horária mínima de 8 horas e de acordo com conteúdo programático relativo à utilização constante do manual de instruções, conforme exigência do Anexo V da NR-12. Além disso, é necessária a licença para porte e uso da máquina, sob responsabilidade do IBAMA (Lei 6.938/1981).

Além do curso “Uso de Motosserra”, a equipe que trabalha na área verde do CNAT também participou de outra capacitação: o curso de ”Trabalho em Altura (Curso de NR35)”, que aconteceu no último dia 28/03/19, com carga horária de 08 horas. No curso, os colaboradores receberam orientações quanto às normas de segurança relacionadas a trabalho em altura, bem como sobre os equipamentos e procedimentos necessários para esse tipo de atividade. A capacitação foi composta de uma parte teórica realizada na sala de reuniões do gabinete, no turno matutino, e outra prática que aconteceu no bosque, na parte da tarde.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas