Empresa incubada do Campus Natal-Central é premiada no "Pecnordeste 2018"

Evento aconteceu entre os dias 05 e 07 de julho, no Ceará

Publicada em 10/07/2018 Atualizada há 1 ano

XXII Seminário Nordestino de Pecuária. Foto cedida

Entre os dias 05 e 07 de julho, aconteceu, no Ceará, o XXII Seminário Nordestino de Pecuária, o "Pecnordeste", que é um importante evento do agronegócio. O aluno do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Natal-Central, Rafael Duarte de Lima, junto aos alunos Iago Rômulo de Sá Dantas e José Duarte de Lima, do Campus Natal - Zona Norte, ganharam o primeiro lugar pela produção de um coletor de apitoxina.

O equipamento faz a extração do veneno de abelha de forma simples e prática, para ajudar os apicultores. A ferramenta é capaz de coletar apitoxina em cerca de 40 ou 50 minutos por colméia, e a extração é de, em média, 1 ou 1,5g. O equipamento não tem fiação e possui uma bateria que dura cerca de 10 horas. A apitoxina é utilizada pela indústria farmacêutica para produção de cosméticos e remédios.

Os alunos fazem parte da "Apicultec", empresa incubada do Campus Natal-Central. No encerramento do evento, os três primeiros lugares foram escolhidos pelo público, que votou durante a realização do seminário. O primeiro lugar recebeu um troféu e uma premiação de 1.500 reais.

O "Pecnordeste 2018" contou com uma programação técnico-científica de capacitação, envolvendo segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através de palestras, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, além de atividades não agrícolas no meio rural, como o artesanato e o turismo no espaço rural e natural.