Diretor-geral emite Nota sobre a final do basquete masculino nos JERNs

Intenção é desfazer boatos de clima hostil entre atletas e torcida do IFRN e Marista

Publicada em 03/11/2017 Atualizada há 1 ano

Nota pública

No dia 01 de novembro deste ano, após a realização da partida final de Basquetebol masculino, entre o IFRN e o Colégio Marista, tem circulado na internet uma postagem proveniente da torcida adversária, que classifica o Campus Natal-Central do IFRN como “um antro de ódio e intolerância”. Diante desse fato e da oportunidade do contraditório, a Direção do Campus Natal-Central emite alguns esclarecimentos.

Em primeiro lugar, o IFRN possui um canal direto com a comunidade, que é a Ouvidoria, a qual poderia acolher essa denúncia e apurar todos os fatos, sem a necessidade de exposição de duas Instituições reconhecidamente sérias e comprometidas com a formação ética e humana do estudante para além dos aspectos meramente instrumentais. A exposição em redes sociais gera uma polarização, um acirramento de ânimos e disputas que não condizem com a função social das instituições de ensino referidas.

Em segundo lugar, o texto postado na rede social traz à tona apenas uma versão dos fatos, visto que acompanhei presencialmente a metade do jogo e, além disso, conversei com diversos alunos, professores e técnicos administrativos da instituição para apurar o que tinha ocorrido, e o que identifiquei foram alguns excessos de parte das torcidas, tanto do Campus Natal-Central do IFRN, quanto da Escola Marista de Natal, atitudes inaceitáveis, que não se coadunam com a filosofia do esporte, tampouco com os princípios educativos voltados para uma formação humana integral, preconizados por estas instituições.

Em terceiro lugar, imputar ao IFRN a característica de ódio e intolerância é ignorar - ou não reconhecer - os pressupostos que fundamentam esta instituição de ensino, marcada pela diversidade cultural advindas da heterogeneidade do seu público alvo.

Ressalto ainda o excelente comportamento dos atletas em quadra que, além de um bom nível técnico, demostraram muito respeito com as torcidas, com os adversários e com os árbitros, validando a extrema competência dos profissionais envolvidos, tendo proporcionado um bom espetáculo desportivo, que resultou em uma comemoração sem incidentes, agressões ou insultos após o final do jogo, o que contradiz a pecha de ódio e intolerância dos nossos alunos e alunas, visto que 80% da torcida presente no ginásio era constituída por alunos e alunas de todo o Instituto Federal e não só do Campus Natal-Central.

Acrescento ainda que os jogos da amizade de algumas escolas particulares do RN, CE, PE e PB aconteceram nas dependências do Campus Natal-Central, pois entendemos que este é um espaço público, que precisa ser socializado com toda a sociedade e, em nenhum momento, ocorreu hostilização por parte de nossos alunos.

Por último, espero que as concepções ideológicas que tanto têm feito mal ao país não contaminem os corações e mentes dos nossos jovens, nesses tempos em que a exposição demasiada nas redes sociais e a judicialização de processos têm dado a tônica, substituindo o diálogo, que é a maior lição que podemos legar aos nossos jovens.

E, por fim, que possamos lutar sempre por uma sociedade mais inclusiva, mais tolerante, com mais amor e respeito ao próximo, independente da condição socioeconômica, ideológica ou de gênero.

José Arnóbio de Araújo Filho
Diretor-geral do Campus Natal-Central

Natal, 03 de novembro de 2017.