Segurança e Saúde nas escolas

Dia Nacional de Segurança e Saúde embasa ações de prevenção no CNAT

Prevenção é trabalhada sistematicamente na Instituição

Publicada em 10/10/2018 Atualizada há 1 ano

Neste 10 de outubro,  comemora-se o "Dia Nacional da Segurança e Saúde nas escolas". A homenagem foi criada em 16 de maio de 2012, visando promover a aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador. A partir desse propósito, e de acordo com as orientações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o IFRN Campus Natal-Central instituiu a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público – CISSP (RESOLUÇÃO N 16/2015-CONSUP). O objetivo da comissão é, devido à importância da temática, realizar ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial à melhoria das condições de trabalho, além da prevenção de acidentes e de doenças relativas ao trabalho.

Na abertura do semestre letivo do CNAT, por exemplo, os alunos tiveram uma explanação sobre os riscos presentes no Campus e a forma de prevenir acidentes. A Instituição possuí infraestrutura que garante suporte inicial em caso de algum tipo de acidente. Também no sentido de conscientizar alunos, professores e administrativos, o Campus Natal-Central (CNAT) promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). A iniciativa teve a participação da comunidade acadêmica em palestras, gincana, simulação de evacuação em caso de emergência e oficina de "Reanimação Cardiopulmonar".

O Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, instituído pela Lei Federal nº 12.645, de 16 de maio de 2012, está fundamentado no princípio da prevenção. Nesse sentido, o Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN-CNAT) realiza sistematicamente programas de treinamento e campanhas de conscientização da comunidade, a fim de garantir a segurança e saúde nas escolas.

Fonte: Cartilha do Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas.

servidores