Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Sustentabilidade

COSERN inicia projeto de substituição de fluorescentes por led no Campus Natal-Central

Iniciativa faz parte do programa “Eficiência Energética”

Publicada em 18/12/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Jônatas Moura

Desde a última segunda-feira, 16/12, o Campus Natal-Central do IFRN vem participando das ações do Programa de Eficiência Energética, da Cosern. A iniciativa, que está sob a supervisão da engenharia Maria Eduarda, vai substituir 3.134 lâmpadas fluorescentes ineficientes por lâmpadas de LED, gerando uma economia média de 40% no consumo de energia no sistema de iluminação da instituição. Até o momento, mais de 1.300 lâmpadas já foram substituídas.

De acordo com o diretor de administração do Campus Natal-Central, Francisco Pontes, a ação irá trazer muitos benefícios para a instituição, tanto de imediato quanto a médio prazo: “Teremos a economia do custo imediato dessas lâmpadas de LED que são mais caras como também mais duradouras além do impacto da economia de energia”.

Nesse sentido, o engenheiro de Segurança do Trabalho, coordenador de Manutenção da Instituição ressalta ainda que, além da Instituição em si, os ganhos vão além, pois trazem ainda benefícios ao meio ambiente: “Importante participar desse projeto, porque vai trazer benefício imediato. Na próxima fatura, já vamos sentir impacto, tanto para economia de energia, redução da conta como manutenção predial. As lâmpadas de led têm maior durabilidade, maior vida útil, Além de maior eficiência luminosa e rendimento melhor. Traz benefícios para o ambiente de trabalho, conta de energia e manutenção predial do campus, assim também como infraestrutura, porque não vai precisar substituir tanto lâmpada, então vai fazer com o que se gaste menos com esse tipo de equipamento. Além de estarmos contribuindo para o meio ambiente, porque a eficiência energética está ligada à sustentabilidade”.

Nesta primeira etapa, estão sendo substituídas as lâmpadas da Substação I e, concomitantemente, a equipe da Cosern está realizando o levantamento das que serão substituídas na Substação II. Segundo Gleydson Cavalcanti, a ação do projeto vai desde o levantamento, passando pela substituição e descarte: “Eles passam nos setores, verificam quantas lâmpadas precisam ser substituídas, contabilizam a quantidade de lâmpadas. Depois de feito esse levantamento, de modelo, quantidade e tipo de lâmpadas, instalam as novas e recolhem as outras. As antigas são eles, inclusive, que dão o descarte adequado”.

Além da mudança estrutural no sistema de iluminação do Campus Natal-Central, os gestores e servidores da Instituição, através do programa da Cosern, participarão ainda de uma capacitação sobre utilização eficiente e seguro da energia elétrica.

Sobre LED

Em Inglês significa light-emitting diode, traduzindo para o Portiguês, diodo emissor de luz, que é usado para a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada fluorescente. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos, também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semáforos. Wikipédia

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas