Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CULTURA

Coral Professora Lourdes Guilherme comemora 40 anos

O concerto gratuito acontece logo mais às 19h no auditório

Publicada em 21/10/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Jô Ribeiro

O Coral Professora Lourdes Guilherme, do Campus Natal Central do IFRN, comemora quatro décadas de existência com um concerto especial de aniversário nesta quarta-feira, dia 28, às 19h, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão.

Criado em 08 de maio de 1975, na então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), com um coro de vozes exclusivamente masculinas, e sob regência do padre Pedro Ferreira da Costa, o Coral Lourdes Guilherme, cujo nome remete à primeira professora de canto da instituição - considerado um dos mais antigos do Estado - recebeu diversas premiações. Destaque para seu primeiro ano de existência, quando recebeu o título de melhor coral das escolas técnicas do Brasil, num concurso nacional.

Desde 1994, o coral é regido pela professora Ana Judite de Oliveira Medeiros, especialista em Educação Musical pela UFRN e pelo Instituto Pedagógico Musical da Bélgica e Mestre em Música pela UFRN. A regente destaca a qualidade sonora do grupo, ao longo da sua existência, voltado à música sacra e popular brasileira, além da música renascentista. “Atualmente, somos formados por 23 coralistas, 16 mulheres e 7 homens. E a cada ano, a gente se renova. É muito prazeroso estar sempre apresentando às pessoas o coral e a música erudita”, observa a mestra.

O concerto comemorativo terá ex-coralistas convidados, entre eles, o professor Gilson Gomes, que integrou a primeira formação e, em 1987, assumiu a regência do coral durante quatro anos. Hoje, ele retorna ao coral que lhe proporcionou muitos ensinamentos, como ele mesmo destaca: “Participar do coral contribuiu para minha formação cultural e artística. Aprendi a importância e a história da música, em diversos períodos e movimentos culturais, de todas as épocas”. E finaliza: “Tenho prazer em dizer que, muitos que passaram pelo coral hoje são músicos profissionais e começaram aqui, no IFRN, sua vida na música”.

Alana Araújo, aluna de licenciatura em Espanhol do campus, é uma das novatas que entrou no coral este ano. A coralista observa a satisfação em participar do grupo, e, mais ainda, neste ano comemorativo. “Estou nervosa porque sei o peso e responsabilidade de cantar em um dos corais mais antigos do RN. Estar aqui me proporciona ensinamentos e experiências para minha vida musical, vida essa que quero seguir”.

A apresentação em homenagem aos 40 anos é aberta ao público interno e externo. Os interessados podem retirar sua senha gratuita, antecipada, no Núcleo de Arte (NUARTE).

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas