Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Coral Infantil

Coral Infantil do IFRN abre vagas para novos integrantes

Inscrições acontecem até o dia 03 de maio

Publicada em 15/04/2019 Atualizada há 1 ano

Coral infantil do IFRN no Concerto Natalino do Campus Natal-Central, em 2018. Acervo: COCSEV/CNAT

O Coral Infantil do IFRN, que está inserido no Projeto “Educando Musicalmente por Meio do Canto Coral”, sob a coordenação e regência da professora Maria de Lourdes Lima de Souza Medeiros, está com inscrições abertas, até 3 de maio, para alunos novatos. Assim que efetuada a matrícula, os alunos já podem frequentar as aulas.

Trata-se de um projeto de extensão que atende a crianças de oito a catorze anos e desenvolve suas atividades no Campus Natal-Central. Para se inscrever, os pais, ou responsáveis pelo menor interessado, devem comparecer ao Núcleo de Artes (Nuarte) do Campus Natal-Central, com uma cópia do RG e CPF da criança, uma foto 3x4 e comprovante de residência. 

As audições dos alunos iniciarão no dia 15 de maio, sem caráter classificatório, visando apenas conhecer a voz de cada participante quanto à tessitura e extensão, memória sonora e rítmica e ainda a afinação de sua voz. De acordo com a professora Maria de Lourdes, todos esses fatores serão desenvolvidos ao longo das aulas e ensaios do Coral.

 

Cronograma

Matrículas: até 3 de maio de 2019;
Faixa etária: 8 a 14 anos;
Documentos necessários: uma cópia do RG e CPF da criança, uma foto 3x4 e o comprovante de residência da criança;
Local da matrícula: Núcleo de Artes (Nuarte) Campus Natal-Central;
Horário das matrículas: 8h à 12h e de 13h às 18h;  
Local dos ensaios: Sala do Coral do Campus Natal-Central;
Dias de ensaios: segundas e quartas-feiras das 18h às 19h30;
Audições para os alunos novatos:15 e 20 de maio;
Audições para os alunos antigos: 22 e 27 de maio;
Reunião com os responsáveis, na sala do coral: 10 de junho.

Sobre o Coral Infantil do IFRN

Criado no Campus Cidade Alta em maio de 2010, por meio de um Projeto de Extensão, o Coral Infantil do IFRN, que, desde 2017 passou a desenvolver as suas atividades no Campus Natal-Central, se mantém como um grupo cultural permanente, aberto à comunidade, atendendo principalmente crianças na faixa etária de 8 a 14 anos.

Entre as suas finalidades, a atividade do Coral Infantil procura ampliar a percepção musical da criança pelo conhecimento de um variado repertório musical que englobe músicas de diversos gêneros, valorizando também a música de outras culturas, sempre dentro das possibilidades técnicas do grupo; conscientizar o aluno sobre a utilização da sua voz como um instrumento musical e sobre como fazer bom uso desta, ensejando a descoberta de suas potencialidades vocais; e desenvolver a musicalidade do aluno através de exercícios de som, ritmo, coordenação motora e criatividade e, como consequência da vivência desses elementos, gerar o espírito crítico e estético na criança.

A música é uma atividade socializadora importante para o desenvolvimento da identidade, da autonomia, da autoestima e do conhecimento de si próprio, proporcionando autoconfiança e estimulando a criança a enfrentar desafios. O projeto pretende, assim, atender às exigências atuais de uma educação ampla, que valorize o indivíduo, respeitando a sua cultura e, ao mesmo tempo, dando-lhe oportunidade de ampliar a sua visão de mundo, conhecendo e convivendo com a diversidade cultural existente em nosso meio.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas