Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Code Girl

"Code Girl" acontece no Campus Natal-Central nesta sexta-feira, 26/10

Evento visa incentivar a participação feminina na área de Tecnologia da Informação

Publicada em 26/10/2018 Atualizada há 12 meses

Foto: Rodrigo Maker

Nesta sexta-feira, 26/10/2018, a partir das 8 h, acontece a 6ª edição do Code Girl, no Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento, que ocorre no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, traz para o público o tema da inserção de mulheres no mercado de trabalho, na área de Tecnologia da Informação. Iniciado por estudantes do Instituto, com coordenação da professora Cláudia Ribeiro, o evento tem o objetivo de mudar o quadro de participação feminina na área de Tecnologia da Informação no Brasil.

De acordo com Cláudia Ribeiro, o evento conta com palestras de mulheres da área para motivar alunas a seguirem essa profissão, além de mostrar a importância da inclusão para o sucesso profissional. “Como professora, eu tenho poucas alunas. Quando me via em sala de aula observando a imensa maioria de homens, era frustrante para mim não ver meninas”, explica Cláudia, que se juntou com duas alunas para criar o projeto. A professora declara que já observa mudanças, após o início do Code Girl em 2013, incluindo um índice maior de meninas concluindo cursos da área tecnológica e ingressando neles.

Cláudia acrescenta ainda que, apesar de o foco ser as meninas, os meninos também são bem-vindos ao Code Gir: “tem muitos meninos que participam e a gente faz questão que eles compareçam para entender. Eles se relacionam muito melhor com as meninas em equipe, eles ficam muito mais abertos a receber a contribuição da menina, porque, às vezes, o que acontecia era: em trabalhos de grupo, alguns papéis eram automaticamente encaminhados para meninas, como documentação, e a parte de codificação, algo que eles achavam mais difícil, ficava para eles. Agora você pode ver meninos usando a camisa do Code Girl.

 
 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas