CHAMADA UNIVERSAL 2016

CNPq aprova projetos de professores do Campus Natal Central

Resultado divulgado contempla mais de quatro mil projetos em todo país

Publicada em 14/12/2016 Atualizada há 1 ano

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou no dia 9 de dezembro o resultado da chamada Universal 2016. Os projetos dos professores do Campus Natal Central (CNAT) Gerda Lúcia Pinheiro Camelo, da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF) e do Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN); e Jacques Cousteau da Silva Borges, da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), estão entre os 4.587 selecionados.

A professora Gerda Camelo elaborou o projeto que visa avaliar sustentabilidade dos agroecossistemas familiares de cultivo do abacaxi irrigado versus sequeiro, mediante aplicação do MESMIS, que é o Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade. O estudo será aplicado na região do Mato Grande interior do Rio Grande do Norte, nos anos agrícolas de 2016 a 2019.

O projeto é resultado do Doutorado Interinstitucional (DINTER) celebrado entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A professora Gerda Camelo avalia como importante a aprovação deste trabalho pois evidencia os frutos de parceria firmadas entre instituições.

Intitulado "Desenvolvimento de sistema de medição de torção para uso em ambientes submersos com aplicações dinâmicas", o objetivo do projeto do professor Jacques Cousteau é desenvolver um protótipo de sistema para medições de torque em ambientes submersos extremos, como por exemplo, no fundo dos oceanos. O docente já possui uma patente depositada e publicada referente à medições de torção de forma não-invasivas, utilizando princípios eletromagnéticos para tal.

De acordo com o professor, o projeto aprovado será desenvolvido ao longo de três anos no Laboratório de Física do CNAT, e contará com professores, técnicos e alunos da Instituição, além de colaboradores externos de outras Universidades e Institutos Federais.

Chamada Universal 2016

O objetivo da Chamada Universal é democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica no País, contemplando todas as áreas do conhecimento. Para a edição de 2016, lançada em janeiro deste ano, foram submetidas 21.640 propostas, uma demanda total de R$ 1 bilhão, números recordes na história do Universal. Dessas, 12.499 foram recomendadas.

A aprovação final seguiu o total de recursos previstos em edital de R$ 200 milhões, sendo R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e R$ 50 milhões do CNPq.

A lista com a íntegra dos projetos selecionados este ano pode ser acessada aqui

extensao
servidores