SEMANA DE CIÊNCIA

CNAT participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

Evento ocorre entre os dias 17 e 22 de outubro no Parque da Cidade, em Natal

Publicada em 17/10/2016 Atualizada há 1 ano

Durante os dias 17 e 22 de outubro, ocorre no Parque da Cidade – Dom Nivaldo Monte, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, na qual diversos eventos, palestras e ações de divulgação científica estarão acontecendo de forma livre a acessível ao público.

O IFRN, Campus Natal Central, também terá participação nas atividades do parque, por meio de dois projetos de pesquisa desenvolvidos por professores, servidores e alunos do campus, com apoio do CNPq.

O primeiro projeto é o “Rumo ao Conhecimento”, aprovado na chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014. Este projeto envolve alunos de mecânica e eletrotécnica, em uma proposta dedicada a robótica educacional, divulgação científica e incentivo a participações dos estudantes na WorldSkills Competition, que é a maior competição de educação profissional do mundo, e também da sua etapa Nacional, a “Olimpíada do Conhecimento”. Durante o dia 17, o projeto está na programação do Parque da Cidade, realizando demonstrações de robótica lúdica e interativa aos visitantes, e também divulgando os cursos ofertados pelo IFRN, como uma opção de carreira de ciência e tecnologia.

Durante os dias 19 e 20, teremos no Parque da Cidade exposições e atividades do “Projeto Luz em Sete tons”, que possui apoio do CNPq e Instituto TIM, por meio da Chamada CNPq/Instituto TIM 02/2015. O Projeto possui por objetivo o desenvolvimento de atividades com a temática “Luz” para o público infantil. Durante o “ano Internacional da Luz”, em 2015, os professores de Física do Campus Natal Central realizaram uma série de atividades e experiência em comemoração à Luz e as tecnologias baseadas em Luz, todas voltados ao público do ensino médio-técnico. O Projeto Luz em sete tons leva essas atividades ao público infantil por meio de sete oficinas dedicadas ao tema. No Parque da cidade a oficina de “Mistura de cores e de luzes” estará sendo realizada para o público infantil presente.

Ambos os projetos são coordenador pelo Prof. Jacques Cousteau S. Borges, com apoio técnico do servidor Jailson Luiz da Silva. Demais professores de Física e alunos dos cursos de Licenciatura em Física e do Mestrado em Ensino de Física também estão envolvidos, além de alunos do ensino médio-integrado que participam como bolsistas pelo CNPq.

Demais informações sobre a Semana de Ciência e Tecnologia do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte podem ser obtidas no link: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-24835.html

Dúvidas ou informações sobre os projetos: cousteau.borges@ifrn.edu.br ou cousteau.borges@pq.cnpq.br