Premiações

CNAT ganha oito medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Foi a 11° edição da ONHB e o melhor desempenho do campus em todas as participações

Publicada em 19/08/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: cedida / Edição: Maxsuel Praxedes

O Campus Natal-Central do IFRN  se destacou na 11° edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil, com 22 equipes participantes da fase final, em Campinas-SP. O resultado obtido na última etapa foi o seguinte: oito medalhas, das quais 4 foram de bronze, 3 de prata e 1 de ouro, ou seja, o melhor desempenho do campus em todas as participações na competição.

O Rio Grande do Norte foi o estado mais premiado, nessa fase final, com 20 medalhas, das quais 19 foram dos diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O Nordeste, mais uma vez, foi destaque, levando um total de 78% das medalhas da Olimpíada.

Devido ao corte orçamentário no IFRN e ao grande número de equipes aprovadas para a final, os finalistas da Olimpíada se mobilizaram para arrecadar recursos e viabilizar a viagem. Eles fizeram ações como vaquinha online, feijoada, rifas, festas, aulões, entre outras atividades que contaram com grande adesão da comunidade externa e interna do IFRN.

Nesta edição, o tema geral da Olimpíada foi "Os excluídos da história". No decorrer das fases online, vários textos abordaram como as minorias sociais foram excluídas do protagonismo da narrativa de uma "história oficial". A fase final da competição, cuja avaliação foi uma dissertação, exigiu que os alunos escrevessem sobre o seguinte tema: "Exclusão, violência e banalidade do mal no contexto dos excluídos da História".

A equipe de orientadores dos alunos participantes da competição foi composta pelos professores  Francisco Carlos, Yano Medeiros (representante da Secretaria Estadual de Educação do RN), Saul Estevam, Gileno França e pela ex-aluna Viviane Fortes.

Confira a lista com as equipes vencedoras:

🥉Bronze
- Esquadrão
- Gastristes
- Mulheres de Gaia
- Fora da Sala de Jantar

🥈Prata
- Hobsbawm
- Os Vassourinhas
- Bota-Acima

🥇Ouro
- La Liberté