CNAT é destaque em congresso nacional na área de Petróleo e Gás

Participação de alunos é estímulo à pesquisa e à ciência

Publicada em 02/10/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Rodrigo Maker

Alunos do curso de Mineração e Petróleo e Gás, do Campus Natal-Central (CNAT), na modalidade Subsequente, foram destaque no “Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - V Workshop de Engenharia de Petróleo”.  O evento, que aconteceu de 8 a 10 de agosto de 2018, reuniu representantes da América do Sul, Europa e América do Norte.

O estudante Ítalo Azevedo de Souza Júnior, do curso “Petróleo e Gás” (Campus Natal-Central), na modalidade Subsequente, foi classificado em terceiro lugar com o prêmio “Jovem Petroleiro”. A premiação utiliza como critério, além do trabalho em si, as notas individuais de cada jovem estudante, com o objetivo de valorizar o envolvimento acadêmico e científico. O aluno premiado participou do congresso com o trabalho coletivo “Dessulfurização de água produzida da indústria do petróleo, utilizando aminas comerciais”, em autoria conjunta com as alunas Débora Raíssa e Lurdes Rayla, sob orientação da professora Ana Karla Costa de Oliveira.

A pesquisa teve o objetivo de “tratar a água produzida para ficar permissível dentro dos parâmetros legais. O tratamento é para retirar o sulfeto e ficar dentro dos limites legais para ser descartada no meio ambiente”, explicou Ítalo Azevedo. Segundo a professora Ana Karla Costa, um dos maiores benefícios foi "congregar os cursos de Mineração, Geologia, Controle e Petróleo e Gás", além de incentivar o envolvimento científico e a participação das alunas, em um mercado ainda com pouca expressividade feminina.

Além do prêmio "Jovem Petroleiro", a Instituição também foi premiada na categoria de apresentação oral. Com o trabalho “Estudo da Eficiência de Remoção de Petróleo da Água Produzida (Petrobrás RN/CE), utilizando materiais adsorventes” e também sob a orientação da professora Ana Karla Costa de Oliveira, os estudantes Isamar Alves de Sá, Florestan Nunes, Ana Letícia Silva Costa, Emannuel Messias Fernandes Santos e Gabriella Maria Martins Soares de Farias tiveram seu trabalho classificado entre os melhores do congresso. O resultado, com a lista dos trabalhos mais bem avaliados, foi divulgado pela comissão organizadora do evento na última sexta-feira, 28/09/2018.

O objetivo da pesquisa premiada foi remover os metais pesados da água produzida do petróleo, de forma a tornar essa água reutilizável para poços e agricultura. Durante os testes laboratoriais, foram utilizados materiais como carvão ativado, areia da praia do Forte e casca de coco. Na ocasião, foi percebido que a fibra de coco conseguiu remover apenas 38,33% de resíduos da água, enquanto o carvão ativado e a areia da praia obtiveram percentuais de remoção de 82% e 95,90%, respectivamente. Foram realizados também avaliações de densidade, PH, condutividade, turbidez e teor de óleos e graxas.

Os autores têm até a próxima sexta-feira, 05/10, para enviar a pesquisa completa, em língua inglesa. Os trabalhos serão divulgados na edição de novembro da revista americana “The Journal of Engineering and Exact Sciences”. De acordo com a professora Ana Karla, “o mais gratificante foi estimular e motivar”, além de perceber o mérito dos alunos que concorreram diretamente com engenheiros em nível de graduação.

pesquisa