Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cursos

CAPES abre inscrições para capacitações na área de pesquisa

Cursos são gratuitos e abertos ao público

Publicada em 01/08/2019 Atualizada há 1 ano

Estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação on-line, oferecidos pela CAPES. Os cursos visam ofertar para a comunidade acadêmica uma forma rápida e prática de se aprofundar no uso de recursos e ferramentas oferecidos pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os treinamentos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

A capacitação on-line, embora seja aberta a todos, é voltada especialmente para acadêmicos e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos e as bases específicas do conhecimento. O objetivo é incentivar o interesse em pesquisas e promover a divulgação do acervo, o contato com a interface do portal e o aumento da utilização do conteúdo.

Os treinamentos são distribuídos em semanas temáticas, de acordo com a classificação de áreas da CAPES: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

Em agosto, o cronograma é para as diversas áreas, em períodos distintos: Ciências Sociais Aplicadas (05 a 10/08), Ciências Agrárias (12 a 17/08), Ciências da Saúde (19 a 24/08) e Engenharias (26 a 31/08). A programação completa pode ser acessada na área de materiais didáticos ou neste link.

Para realizar inscrição nos treinamentos, é necessário fazer login no “Meu espaço”, entrar na área de treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. Qualquer pessoa pode criar uma identificação clicando em “novo usuário” e preenchendo as informações solicitadas.

Ainda em agosto, os usuários terão a oportunidade de participar de webinários realizados diretamente por editores que têm conteúdos no Portal. No dia 7, a Emerald abordará a temática “por que alguns artigos são rejeitados?”. No dia 21, os usuários poderão receber dicas de como publicar um estudo de caso, também apresentadas pela Emerald.

No primeiro semestre de 2019 – entre março e junho – foram realizadas 217 sessões, capacitando quase 4600 usuários no período. As turmas seguem até 14 de dezembro, sendo que os treinamentos de agosto, setembro e outubro já estão abertos, enquanto as inscrições para novembro e dezembro serão abertas em 12 de agosto.

Para mais informações, acesse o site http://www.capes.gov.br/

 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas