Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Campus se prepara para a EXPOTEC 2017

Abertura será quinta (23), às 9h, com palestra sobre ondas gravitacionais

Publicada em 20/11/2017 Atualizada há 1 ano

Terá início, nesta quinta-feira (23), no auditório, a abertura oficial da EXPOTEC 2017 do Campus Natal-Central do IFRN. Às 9h, haverá uma atração cultural seguida da conferência proferida pelo professor-visitante do Instituto Internacional de Física, na UFRN, Riccardo Sturani, que falará de "Ondas gravitacionais, o amanhecer de uma nova ciência".

A apresentação dos trabalhos nos estandes acontecerá na quinta e na sexta (23 e 24), das 9h às 12h e das 15h às 18h, juntamente com as demais atividades, como palestras, minicursos e oficinas. No sábado (25), a exposição ocorrerá apenas no turno da manhã. Nos dias 23 e 24/11, só haverá as aulas dos dois primeiros horários dos turnos matutino e vespertino, de 7h às 8h30min e das 13h às 14h30min. No turno noturno, as aulas acontecerão normalmente.

Dentre os trabalhos a serem expostos, encontram-se aqueles que resultaram do edital 2017 do Programa Institucional de Apoio à Extensão como, por exemplo, vivências de alfabetização popular de pescadores nas praias de Ponta Negra e Pirangi, atividades de sustentabilidade ambiental desenvolvidas nos municípios de Ceará-Mirim e Felipe Guerra, o projeto Samanaú de coleta de dados ambientais e meteorológicos, entre outros.

Destaca-se ainda a apresentação dos novos projetos arquitetônicos de acessibilidade e emergência, desenvolvidos para o Campus Natal-Central pelo setor de Engenharia; a construção da maquete eletrônica do CNAT; a proposta do Sistema de TV’s internos, que possibilitou exibir a Interação TV; além de uma pesquisa de análise microbiológica da água dos bebedouros do Campus.

Sobre o PALESTRANTE

Riccardo Sturani possui Mestrado na Universidade de Pisa (Itália) e Doutorado na Scuola Normale Superiore de Pisa. Realizou três pós-Doutorados: na Universidade de Helsínquia, Finlândia (2001-2003); na Université de Genève, Suíça (2003-2008); e na Università di Urbino, Itália (2008-2012).

Foi também Jovem Pesquisador com uma bolsa FAPESP na IFT-UNESP / ICTP-SAIFR em São Paulo, (2013-2016). Os seus interesses de pesquisa residem principalmente na gravidade clássica e na Física das Ondas Gravitacionais, com publicações recentes nos campos de:

• Análise de dados para sinais gravitacionais de binários coalescentes;
• Modelagem teórica do movimento de 2 corpos nas teorias da gravidade; e
• Modelagem analítica de ondas gravitacionais de binários coalescentes.

Atualmente Riccardo Sturani ocupa um cargo de Professor Visitante de longo prazo no International Institute of Physics (IIP-UFRN).

Veja mais em:

Página da EXPOTEC 2017

Página do Saga Entretenimento

Lista de inscritos

Abertura das inscrições da EXPOTEC

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas