Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

Campus Natal-Central sediou pré-encontro LGBT da UNE-IFRN

Evento debateu pautas de políticas públicas estudantis referentes à comunidade LGBT

Publicada em 05/07/2018 Atualizada há 1 ano

Aconteceu, na tarde de ontem, 04/07, no auditório 02 do Campus EaD, o Pré-Encontro LGBT da UNE-IFRN, que teve como tema "Nossas vidas importam: por mais democracia e um RN livre da LGBTFobia". A abertura do evento contou com a participação da cordelista e integrante do Diretório Acadêmico Carlos Marighella (DACM), Amanda Ionara F. de Oliveira, declamando o cordel "Maria Julia, a travesti".

Na ocasião, foram apresentadas pautas de políticas públicas estudantis referentes à comunidade LGBT, que serão apresentadas no 3º Congresso Nacional LGBT da UNE, a ser realizado de 27 e 29 de julho, em Salvador (BA). O pré-encontro aconteceu também em outras instituições de ensino superior. Tópicos como "LGBT e Direitos Humanos, Educação, Emprego e Renda" e "LGBT e Assistência Social, Saúde e Segurança" foram apresentados e debatidos por grupos de trabalho, com a participação da comunidade interna e externa.

O evento foi organizado pelo DACM, em parceria com o Centro Acadêmico de Geografia Maria Cristina (CAGeo), com o Centro Acadêmico de Matemática Wharton Martins de Lima (CALMAT), com a União Estadual dos Estudantes (UEE-RN), com o Coletivo Geni Croquette, com o Grêmio Estudantil Djalma Maranhão (GEDM), com o Núcleo de Estudos em Gênero, Educação e Diversidade (NEGEDI) e com a Rede Trans e Atransparencia - RN.

O pré-encontro contou com a presença da professora Maria Cristina Cavalcante Araújo, que apresentou a pesquisa de mapeamento da violência contra pessoas LGBTs no estado do Rio Grande do Norte;  do professor Francisco Augusto Cruz de Araújo, especialista e pesquisador de Segurança Pública e do Sistema Prisional; do Diretor Geral do CNAT, José Arnóbio de Araújo Filho; e de Agamenon Henrique de Carvalho Tavares, representando a reitoria do IFRN.

Estiveram presentes também Emanuelle Lourenço, diretoria LGBT da UUEE-RN; Rebecka de França, presidenta do CAGeo; e Pedro de Souza, aluno do curso de Tecnologia em Gestão Pública, que compartilhou a vivência de ser LGBT e portador de necessidades especiais. Além de Arthur Gabriel, do coletivo Geni Croquette; e Ádria Mavignier, do Grêmio Estudantil Djalma maranhão, do Campus Natal-Central.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas