Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Astronomia

Campus Natal-Central sedia 21º Encontro Nacional de Astronomia

Programação segue até o dia 4 de novembro

Publicada em 02/11/2018 Atualizada há 1 ano

Começou ontem (1), no Campus Natal-Central do IFRN, o 21º Encontro Nacional de Astronomia - ENAST. O evento reúne cerca de 300 pessoas, entre astrônomos profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com objetivo de compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da astronomia no Brasil.

A programação traz palestras de astrônomos renomados, apresentação de trabalhos de diversas instituições do país, além de oficinas, minicursos, exposição de pôsteres, astrofotografias, instrumentos, observações telescópicas, apresentações artísticas, dentre outros. Também estão previstas atividades fora dos muros da Instituição, como uma visita ao Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI). E o encerramento do evento acontecerá no Parque da Cidade do Natal, com atividades voltadas ao turismo científico cultural.

"Temos participantes de todas as regiões do Brasil, inclusive, descobridores de cometas. Nesta sexta-feira, por exemplo, temos uma mesa redonda com a participação do Coordenador de Ensino da da União Astrônoma Internacional (IAU), Paulo Sérgio Bretones. Já ontem, a palestra de abertura foi proferida pelo Comandante da Agência Espacial Brasileira - Unidade Regional de Natal, Coronel Aviador Marco Antônio Vieira de Rezende. Enfim, contamos com diversas autoridades da área, com uma programação diversificada", declarou o prof. Antônio Araújo, coordenador do evento.

Segundo ele, há também atividades abertas ao público geral, como uma oficina de observação de astros celestes, com a coordenação de professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Hoje, durante o dia, serão feitas observações do sol e à noite, no campo de futebol do campus, será montado um observatório de planetas, como Marte e Júpiter.

Os ENASTs acontecem anualmente, desde 1998, sempre no mês de novembro, com organização de comissões locais, compostas por grupos e associações de astrônomos, e com apoio de um conselho nacional. Com isso, tem se consolidado como um importante meio de divulgação da astronomia, possibilitando o acesso da população em geral ao conhecimento científico, além de servir como fórum de discussão de assuntos de interesse da comunidade científica.

Esta edição do evento, realizada no Campus Natal-Central do IFRN, é organizada pela Associação Norte-rio-grandense de Astronomia (ANRA), e conta com o apoio da BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), do Instituto Reis Magos, da Associação de Servidores do IFRN (ASIFRN), além da colaboração de diversas outras entidades como a CLBI, AEB, UFRPE, Parque da Cidade, Natal Convention Bureau, Zenite e Planetary Society.

Mais informações com os organizadores do evento:

Prof. Antonio Araújo - (84) 99917-7106
Profª. Romênia Silva - (84) 98894-1118

Acesse:

Programação

Site oficial do 21º ENAST

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas