RECONHECIMENTO

Aluno do Campus Natal-Central se destaca no "Infomatrix" Latinoamérica e recebe medalha de bronze

Projeto foi de autoria do estudante Daniel Nunes da Silva

Publicada em 16/04/2018 Atualizada há 1 ano

resultado da edição 2018 do InfoMatrix Latinoamérica, realizada no México, rendeu uma medalha de bronze ao Campus Natal-Central, que se destacou com o projeto “Um novo equipamento de separação mineral - AirSEP”, do aluno Daniel Nunes da Silva.

A participação do aluno no evento se deu por meio de um credenciamento conquistado na terceira edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), sediada em 2017, na cidade de Caicó. Na ocasião, Daniel ficou em primeiro lugar na categoria "Engenharias", garantindo sua participação na Infomatrix América Latina, com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e do Campus Natal-Central.

O trabalho, orientado pelo Professor José Yvan, consiste em apresentar resultados de separação mica-quartzo em um novo equipamento. O projeto foi realizado a partir de amostras puras de quartzo e muscovita provenientes de pegmatitos, localizado em Parelhas-RN. Amostras do minério foram submetidas aos ensaios de separação no AirSEP, com controle de fluxo de ar para diferentes granulometrias. Os resultados mostraram que o equipamento tem potencial para a aplicação, tendo em vista a obtenção de 67% na separação de muscovita no primeiro estágio, para a faixa denominada mica lixo, objeto de problema entre os mineradores da região.

O aluno do curso Técnico de nível médio em Mineração, Daniel Nunes, autor do projeto, evidencia a importância de ter apresentado o trabalho em um evento internacional. "Estávamos com uma grande expectativa em participar do evento. Foram dois dias de mostra, e o nosso projeto foi analisado por sete avaliadores. É uma experiência importante para a área de mineração, um trabalho como esse acaba incentivando a participação de outros alunos nos projetos da Instituição, mostrando que o estudante é capaz de desenvolver um projeto que pode ganhar reconhecimento internacional", ressalta.

Confira o vídeo sobre o projeto, disponibilizado pelo Laboratório de Tecnologia Mineral do IFRN Campus Natal-Central.

Secitex

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), realizada pelo IFRN através das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação e de Extensão, é uma mostra dos principais trabalhos realizados por alunos e servidores dos 21 campi do Instituto. Com diversas ações, objetiva também ser um espaço de exposição para pesquisadores, empreendedores e artistas de todo estado. A semana já aconteceu em Santa Cruz (2015), Parnamirim (2016) e Caicó (2017).

Infomatrix

Infomatrix é uma competição internacional nascida do desejo de reunir os melhores estudantes da área de informática do mundo. Seu intuito é promover a excelência profissional, o diálogo e a cooperação intercultural por meio do envolvimento de estudantes e professores de todo o mundo.

Acesse:

Infomatrix – página do evento;

Infomatrix – resultado da edição 2018

Mais informações através do telefone do Laboratório de Tratamento de Minérios: (84) 4005-9944.

extensao