Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Campus Natal-Central recebeu a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019

Competição selecionou equipes para representar o RN na etapa nacional, que acontecerá em outubro

Publicada em 02/09/2019 Atualizada há 12 meses

Foto: Hudson Silva / Edição: Maxsuel Praxedes

Campus Natal-Central (Cnat) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição selecionou as melhores equipes para representar o estado na etapa nacional, que será realizada em Rio Grande (RS), em outubro. 

A OBR é estruturada em duas modalidades competitivas: prática e teórica. Na etapa que aconteceu nesse fim de semana, participaram 291 equipes do Rio Grande do Norte, com 1069 estudantes inscritos, dos ensinos fundamental e médio. Na modalidade prática, os competidores tiveram que construir e programar um robô, com o objetivo de vencer obstáculos para salvar vítimas em um ambiente que simula um cenário de demolição.

Para o estudante Jesus Rodrigues, do curso técnico integrado em manutenção e suporte em informática do Cnat, foi muito gratificante ter participado da organização do evento: "É uma olimpíada que mostra para todos que a robótica é de grande importância para a juventude, além de contribuir, de forma enriquecedora, com meu crescimento enquanto estudante da área", ressalta. 

Participando pelo 3º ano consecutivo, a aluna Luana Vanessa, do curso técnico em administração do Cnat, ressalta a importância da olimpíada para os demais cursos do IFRN: "Apesar de o evento ser voltado para a área da tecnologia, a administração se faz importante para que tudo aconteça da melhor forma possível. É uma ótima oportunidade para aplicar a teoria aprendida na sala de aula", destaca.

Segundo a professora e organizadora do evento, Sarah Thomaz, a OBR traz para a prática a ciência e a tecnologia aprendida na sala de aula: "O evento desmistifica a robótica, além de trazer os benefícios da robótica educacional, como o pensamento investigativo, coordenação motora, raciocínio lógico, estímulo da criatividade e muitos outros benefícios", ressalta. 

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do IFRN, e o patrocínio da escola Robô Ciência e da empresa Natalcard, o evento contemplou pessoas que gostam de tecnologia e têm afinidade com robótica. Dessa forma, além de contar com a presença dos competidores, o evento buscou, com êxito, difundir a robótica para a sociedade em geral, atraindo crianças, adolescentes e adultos para esse universo.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas