Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Qualidade de Vida

Campus Natal Central realiza Semana de Qualidade de Vida

Palestra sobre "Como Falar em Público" é destaque nesta terça-feira (1º)

Publicada em 01/10/2013 Atualizada há 1 ano

Palestra "Como Falar em Público". Foto: André Salustino

Teve início, nesta terça-feira (1º), a II Semana de Qualidade de Vida do Campus Natal Central (CNAT), organizada pela Coordenação de Assistência ao Servidor (COAS). A programação conta com atividades de massagens, oficinas de Yoga e Dança, além de palestras e atrações culturais. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade acadêmica em geral.

Na manhã desta terça, a psicóloga Nívia de Araújo Lopes ministrou a palestra “Como Falar em Público”, no miniauditório. Ela destacou que o ‘falar em público’ envolve, inicialmente, a busca de autoconhecimento do indivíduo, de conhecer seus pontos fortes e fracos. Em segundo lugar, da busca de uma coerência, entre como o indivíduo sente e raciocina e do próprio ato de falar em público necessariamente. “É importante que uma pessoa tímida ou que tenha ansiedade perceba que sua dificuldade em falar em público é resultado de uma incoerência entre essa tríade. Através de algumas técnicas de como falar em público, ela pode aos poucos ir resolvendo essas incoerências”, afirma.

A psicóloga afirmou ainda que, além dessa busca da coerência, é essencial pensar em estratégias relacionais de se comunicar com o público. É interessante “aumentar o contato visual, buscar interagir mais com o público, através de perguntas, de relatos de caso, fazer com que o público participe”, comenta Nívia, que conclui: “Através dessas estratégias relacionais, eu acredito que as pessoas conseguem diminuir a ansiedade e se sentir bem em estar ali (falando em público), ao invés de sentir aquilo como uma angústia”.

Após a conferência, os servidores do CNAT que assistiram a apresentação puderam registrar a avaliação da palestrante e em seguida, participaram de um lanche. Segundo a professora Ivana Lúcia, da COAS, essa avaliação (o feedback) do público é importante para que a equipe organizadora possa otimizar suas ações futuras.

A programação desta terça conta ainda com massagens, ministradas por Fabiana Pinto. Ela está recebendo desde o início da manhã, na Sala de Dança, os interessados que fizeram inscrição prévia na COAS para realizar a prática.

A II Semana de Qualidade de Vida do Campus Natal Central continua nesta quarta (2) e sexta-feira (4), com as oficinas de Yoga e Dança, palestras sobre os temas ‘atendimento ao público’ e ‘aposentadoria’.

Acesse a programação completa:

Programação da II Semana de Qualidade de Vida do Campus Natal Central