Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ACESSIBILIDADE

Campus inicia obras de construção e reforma de rampas de acessibilidade

Reforma oferece melhores condições de mobilidade

Publicada em 18/01/2019 Atualizada há 1 ano

A partir da próxima segunda-feira (21), terá início a reforma da rampa principal e escada de acesso ao pátio das "rosquinhas" e demais ambientes dos blocos B, C e D, localizada próximo à Biblioteca Central Sebastião Fernandes, para adequação às normas de acessibilidade do Campus Natal-Central. 

A rampa de acessibilidade é uma adaptação nas construções, sejam elas públicas ou privadas, que facilita o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O local de implantação foi escolhido por meio de um levantamento de acessibilidade, considerando que a inclinação da rampa existente no local não atende às necessidades da norma reguladora - NBR 9050.

A NBR 9050 é uma norma criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que contempla todas as descrições, os cálculos, as especificações e necessidades que um projeto de arquitetura precisa ter para estar compatível com as regras de acessibilidade, dentre elas, o uso de piso tátil, para deficientes visuais, e o piso antiderrapante, para evitar acidentes. 

Em relação à reforma da rampa, a engenheira do Campus Natal-Central, Isabelle Patrício, ressaltou que "esta obra tem como objetivo oferecer melhores condições de mobilidade e é de grande importância, pois irá facilitar a vida dos alunos, dos servidores, dos visitantes, do público em geral no acesso ao pátio da nossa Instituição".

As obras têm previsão de conclusão para o mês de maio de 2019 e, durante esse período, o acesso aos blocos superiores se dará pelas rampas dos blocos A, B e C; pela rua da lateral do campo de futebol ou pelas escadarias próximas às piscinas. 

Confira:

Projeto - Rampa de acessibilidade

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas