Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SAÚDE

Campanha alerta sobre o cuidado com a saúde mental

O tema é objeto de pesquisa de mestrado junto aos técnicos-administrativos

Publicada em 16/01/2018 Atualizada há 12 meses

O “Janeiro Branco” é uma campanha de conscientização em favor da saúde mental, criada em 2014 em Minas Gerais, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, e que hoje cresce em todo o país.  A exemplo de outras campanhas, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, a iniciativa pretende introduzir uma nova temática na agenda nacional, destacando a saúde mental como condição necessária à vida moderna.

Estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde do Brasil indicam que o país tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Conforme dados de 2017 da OMS, a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, campeã mundial em relação à ansiedade e quarta colocada em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens das Américas Central e do Sul.

No IFRN, a servidora e psicóloga Cynthia Mota, da Reitoria, está realizando uma pesquisa intitulada “A atividade de trabalho e o adoecimento psíquico em Técnicos Administrativos em Educação do IFRN”. O tema, que é seu objeto de estudo no Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho, busca conhecer sobre a saúde psíquica dos servidores, bem como analisar a atividade de trabalho dos que enfrentaram adoecimento psíquico, trazendo conhecimento científico sobre esse assunto tão relevante.

Segundo Cynthia, a demanda de saúde mental é muito grande em todas as instituições e não poderia ser diferente no IFRN. “Com mais de 3 mil servidores e 30 mil alunos, somos um recorte de sociedade. O tema surgiu em conversas com a equipe da Coordenação de Assistência ao Servidor. Fazemos o acompanhamento de alguns servidores afastados para tratamento de saúde, pelos mais diversos motivos. Como sou psicóloga, estou sempre próxima das demandas de saúde mental”, explica.

Em 2018 a Campanha chega à sua 5ª edição com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”. O IFRN Campus Natal-Central entende a importância da sensibilização sobre a temática com os servidores e está engajado na divulgação e fortalecimento dessa campanha.

Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

- Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade;
- Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade;
- Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas;
- Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais;
- Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.

Fonte: http://janeirobranco.com.br/

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas