CONSCIENTIZAÇÃO

Bate-papo sobre prevenção à AIDS será hoje (4) às 15h no Natal-Central

Ação visa alertar sobre o aumento da epidemia entre os jovens de 15 a 24 anos

Publicada em 01/12/2017 Atualizada há 1 ano

Nesta segunda-feira (4), às 15h, na sala de videoconferência da DIATINF, o médico-infectologista Igor Thiago Queiroz e o advogado Esdras Gurgel, militante da causa de prevenção ao vírus HIV, à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), vão coordenar um bate-papo sobre o tema voltado aos alunos do IFRN e demais interessados.

O bate-papo será transmitido por videoconferência para os outros campi do Instituto e integra as ações da Campanha Nacional “Dezembro Vermelho: amar é prevenir-se”, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção à AIDS (1º/12). A Diretoria de Assistência ao Estudante (DIAES), do Campus Natal-Central, está apoiando essa ação sistêmica, promovida pela Diretoria de Atividades Estudantis da Reitoria do IFRN (DIGAE) em parceria com o GT Saúde.

De acordo com o relatório divulgado pela organização do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), das 4.500 novas infecções por HIV em adultos ocorridas no mundo, em 2016, 35% ocorreram entre jovens de 15 a 24 anos. No Brasil, o total de novas infecções a cada ano subiu 3% entre 2010 e 2016.

grafico AIDS
A boa notícia é que mais da metade de todas as pessoas que vivem com HIV no mundo (53%) agora têm acesso ao tratamento da terapia antirretroviral. Além disso, as mortes relacionadas à AIDS caíram quase pela metade desde 2005.

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no país pela Lei 13.504/2017, com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos de pessoas que vivem com o vírus HIV e com a AIDS. O texto da lei prevê a iluminação de prédios públicos com luz vermelha, a realização de palestras e de atividades educativas, a veiculação de campanhas na mídia e a promoção de eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças.

extensao