Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Música

Aula no palco: interação e ludicidade dão o tom do intercâmbio musical

Alunos visitantes do Campus Caicó interagiram com os estudantes do CNAT

Publicada em 16/10/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Hudson Oliveira

A manhã desta terça-feira, 16/10, foi palco de um “Ensaio Aberto Didático”. A iniciativa, que reuniu alunos dos Campi Natal-Central e Caicó, foi marcada pela interação e ludicidade. A aula foi uma viagem pela história dos instrumentos, com explicações detalhadas sobre os diferentes tipos e suas funções em uma orquestra, oportunizando os alunos a vivenciarem a prática aliada à teoria.

De acordo com o professor de música do Campus Natal-Central do IFRN (CNAT-IFRN), Valdier Ribeiro, “o objetivo foi trazer o conteúdo didático, através do intercâmbio entre os campi, tendo como foco a aprendizagem”. Na visão do aluno Waldemar Barros, integrante da Orquestra do IFRN e estudante do CNAT, foi uma oportunidade de aprender mais: “O ensaio didático visa mostrar o que a gente aprende. É bom porque tira as dúvidas, na perspectiva musical”.

Durante o conserto didático, os estudantes puderam interagir com os músicos da Orquestra da Instituição, além de perceber as peculiaridades de cada instrumento musical assim como ouvir as músicas e conhecer mais sobre elas. Na ocasião, o professor João Gomes, do campus Caicó, a partir da execução das músicas, retomou conteúdos trabalhados com seus alunos e também os estimulou a fazer questionamentos sobre o trabalho dos músicos que integram a Orquestra do IFRN.

Os estudantes visitantes também puderam descobrir mais sobre regência, através da explanação do maestro Amós Andrade de Freitas, músico da UFRN, que está se aperfeiçoando na área: “Estão muito enganados aqueles que pensam que para reger uma orquestra basta balançar os braços. É preciso ter noção de ritmo. É interessante perceber que a intensidade dos instrumentos vai depender do movimento agressivo ou suave do maestro. Eu diria que o maestro é o diretor musical. Ele precisa saber o que cada músico vai tocar e entender as partituras de cada instrumento”.

Aluno do Campus Caicó, o estudante Arthur Henrique, do curso de Informática, ressaltou a importância de aprender sobre as especificidades de cada instrumento: "Achei muito interessante porque foi possível aprender sobre todos os tipos de instrumentos usados em uma orquestra e as posições em que eles ficam", contou. O prazer no aprendizado também foi compartilhado pelo estudante do mesmo campus, José Pereira, que enfatizou a forma lúdica com a qual a aula foi ministrada pelos professores: "Dá para entender o que eles estão querendo dizer, pois a apresentação da aula é muito atrativa".

No decorrer das apresentações, os músicos da Orquestra do IFRN, além de trazerem os conteúdos específicos de seus instrumentos, conversaram sobre a sua relação com a música, caso do aluno Allef Ferreira, que toca sax alto: “A música transformou a minha vida. Talvez eu tivesse seguido outro caminho e nem estivesse aqui para poder falar com vocês”. Segundo o professor Valdier Ribeiro, quando a música entra na vida de alguém ela não sai mais, pois passa a fazer parte dessa pessoa e a transforma: “Quando você entra na música, ela vai estar sempre na sua vida”. A música também foi o fio condutor para o estudante José Dantas, “Eu deixei, porque estava sem tempo para ensaiar, mas sentia falta e por isso voltei. Como costuma dizer o professor Valdier, se ouvir é bom, imagine tocar”.

 

 

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas