Audiência Pública

Audiência pública sobre bloqueio orçamentário do IFRN ocorre no CNAT

Evento visa gerar uma consciência social sobre o tema e mobilizar os representantes públicos

Publicada em 21/05/2019 Atualizada há 1 ano

Parlamentares discutirão sobre os cortes no orçamento

O Campus Natal Central-IFRN promoverá, na próxima segunda-feira (27/05), às 14h, uma Audiência Pública com os parlamentares das esferas federal, estadual e municipal, em defesa da Educação e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

O objetivo é que a ação de promover o diálogo entre os parlamentares das diversas esferas públicas gere uma mobilização coletiva, para reverter os bloqueios orçamentários na área da Educação. A proposta é que a ação se repita entre as câmaras de vereadores e a comunidade de cada interior onde há algum campus do IFRN.

Nesse sentido, a meta é que se gere uma reflexão coletiva da comunidade, para que sejam compartilhados os significados reais do possível contingenciamento financeiro e os consequentes riscos em relação à qualidade de ensino em projetos de ensino, pesquisa e extensão que existem atualmente.

De acordo com a gestão do IFRN, representada pelo professor Arnóbio de Araújo Filho, e com os organizadores da audiência pública, é preciso compreender que pensar uma sociedade inclusiva e democrática implica na garantia dos direitos constitucionais fundamentais ao seu desenvolvimento, pois não se pode ter desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social.

O IFRN conta atualmente com o número de 40.178 estudantes matriculados. Desse total, o Campus Natal-Central atende 7.640 alunos, sendo que 2.480 participam dos programas de assistência estudantil (1.137 com alimentação, 1.049 com transporte e 194 com bolsas). Desses, 77 estudantes estão matriculados no programa jovens aprendizes e 155 alunos em estágio.

Atendendo à lei de criação dos Institutos Federal, Lei 11.892, o Campus Natal-Central tem 121 projetos de pesquisa em andamento, dos quais 70 possuem bolsas de apoio, além de 32 projetos de extensão.

Na audiência, algumas autoridades já confirmaram presença, entre as quais: os deputados estaduais  Francisco de Assis de Medeiros (PT), Isolda Dantas (PT) e .Allyson Bezerra (Solidariedade), os deputados federais Benes Leocádio (PTC), Natália Bonavides (PT) e Zenaide Maia (PHS), assim como os vereadores Divaneide Basílio (PT) e Raniere Barbosa (AVANTE), entre outros.

Estarão presentes também outros representantes como Profa. Fátima Bezerra (governadora), Prof. Getúlio Marques (Secretário de Educação do Estado), Prof. Wyllys Abel Farkatt (Reitor do IFRN), .Profa. Angela Maria Paiva (Reitora da UFRN), Prof. José Arimatea (Reitor da UFERSA), .Prof. Welligton Duarte (Presidente Do sindicato dos professores (ADURN) da UFRN, Osvaldo Ananias Fernandes (Membro/Pai do Conselho Escolar do IFRN), Maria Lúcia Costa Thiago (Membro/Mãe do Conselho Escolar do IFRN), Aluizio Matias dos Santos (Membro/Ex-aluno do Conselho Escolar do IFRN), Carla da Silva Alves de Sousa (Presidente da Associação dos Ex-alunos do IFRN), .Adalgisa Dias Paulino (Presidente do CREA-RN), Jerônimo Andrade (Presidente do Conselho Regional dos Técnicos) e Gilvan Nunes Soares (Presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do RN.

Outros parlamentares também convidados e que ainda não confirmaram presença podem comparecer também à audiência. No caso de lotar o auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, o evento será transmitido simultaneamente na quadra 2 do Campus Natal-Central do IFRN.

servidores