Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Audiência Pública

Audiência pública gera diálogo com parlamentares para mobilizar recuo do governo

Realidade de Pesquisa, Ensino e Extensão da Instituição pode ser comprometida

Publicada em 28/05/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Eduardo Fernandes

A audiência pública do Campus Natal-Central (CNAT) aconteceu na tarde da última segunda-feira, 27/05, no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão. O evento, que foi uma proposta dos deputados estaduais Isolda Dantas, Francisco Medeiros, Allyson Bezerra e Hermano Morais, aconteceu com o objetivo de promover o diálogo entre a Assembleia Legislativa e a bancada federal sobre o contexto do bloqueio orçamentário.

A iniciativa, que teve a presença dos políticos e da sociedade, ocorreu  visando uma mobilização para a reversão da decisão anunciada pelo governo federal, relativa ao bloqueio orçamentário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Segundo o diretor do Campus Natal-Central do IFRN, professor Arnóbio de Araújo Filho, o encontro teve o objetivo de "sensibilizar os parlamentares federais, deputados e senadores, além de conscientizar a população do que está acontecendo e dar clareza a ela, com a apresentação dos dados, para, com os encaminhamentos, criar estratégias necessárias para fazer com que o governo repense essa atitude no intuito de rever esse corte, que vai afetar diretamente a vida de nossos alunos".

A gestão do Campus Natal-Central (CNAT-IFRN) também se reuniu com os pais dos alunos para "mostrar o que está acontecendo", a meta, de acordo com o diretor, é realizar "um trabalho de formiguinha para tentar reverter esse quadro, que é muito caótico". A ideia é que a Instituição esteja em evidência tanto para expor os riscos diante da decisão dos possíveis cortes orçamentários quanto para convidar a sociedade a conhecer os cursos e projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão que são ofertados atualmente e que podem ser comprometidos, caso o bloqueio financeiro seja mantido.

Conheça um pouco da realidade do IFRN através do Campus Natal-Central

Atualmente, o Campus Natal-Central possui 3 cursos de especialização, 3 mestrados e 1 doutorado, 12 técnicos, 11 de nível superior e 6 de pós-graduação. "Nós Temos cinco diretorias acadêmicas, com os cursos na área de Construção de Civil, Edificações, Estradas e Construção de Edifícios,Geologia, Mineração, Controle Ambiental, Gestão Ambiental, Eletrotécnica, Petróleo e Gás, Engenharia de Energia, Mecânica; 4 licenciaturas: Geografia, Física, Matemática e Espanhol; os cursos técnicos de Administração, Informática para Internet, Manutenção e Suporte de Informática e os cursos superiores de TADS, Redes, Gestão Pública e Comércio Exterior. Temos um mestrado na área de Recursos Sustentáveis", informou José Arnóbio de Araújo Filho. 

Além dos cursos regulares, nos diferentes níveis de ensino, o Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte realiza cursos FIC e projetos de pesquisa e extensão, que atendem as comunidades interna e externa com aulas de hidroginástica, informática, idiomas, costura e bordado, yoga, musculação, entre outras atividades que são voltadas, por exemplo, para o público da terceira idade, pessoas com deficiência, desempregados sem conhecimento da alfabetização básica, dentre outros.

Além da comunidade externa, representada por pessoas físicas que se beneficiam diretamente das ações de extensão, há também a incubação de empresas, através do Núcleo de Incubação Tecnológico (NIT). Este projeto existe com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a pesquisa. Quando contempladas no Edital público que seleciona os projetos, os novos empreendedores encontram no Instituto suporte físico e orientação para a implementação de novas empresas. De acordo com o diretor do Campus Natal-Central, "90% das empresas incubadas são de alunos e ex-alunos, mesmo com Edital público".

Também voltado para o desenvolvimento do público, que é tão diverso e amplo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte possui o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE). O Núcleo realiza políticas e ações de inclusão e suporte aos alunos com necessidades específicas. De acordo com a coordenadora, professora Vanessa Gosson, o trabalho com esses alunos é um aprendizado contínuo e um desafio constante: "Como professora, eu sempre penso que nunca sei de tudo. São seres humanos, com suas potencialidades e especificidades".

Especificidades individuais que deixaram a aluna Beatriz Melo maravilhada ao vivenciar de perto, com seu ingresso na Instituição: "O primeiro dia foi um baque, primeiro pela diferença das pessoas, com realidade totalmente diferentes da minha. Caramba, é diferente! Por ser tão diferente que é tão melhor. O IFRN é um paraíso, falando sério. É bem mais fácil ser você aqui mesmo do que ser você em qualquer outro lugar".

Assim, através dos seus muitos campi, o IFRN é um lugar com diferentes realidades, nas mais diversas localidades onde existe. Em cada uma delas, um mundo de qualidade de ensino, inovação e pesquisa nasce, cresce e se desenvolve, sem deixar de ser um habitat para formação cidadã. Em cada cidadão que se forma, a sociedade é a principal parceira nesse trabalho do Campus Natal-Central, que movimenta 564 servidores no atendimento de 6.400 alunos de 99 municípios diferentes.