Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Encontro com o Artista

Ator Ricardo Guti no Encontro com o Artista

Com seu espetáculo Folguedo Folgado, Ricardo Guti se apresenta nesta sexta-feira, 23

Publicada em 21/01/2015 Atualizada há 1 ano

Imagem: m2.facebook.com

Depois do sucesso de Jacy, espetáculo do Grupo de Teatro Carmim, o Encontro com o Artista recebe nesta sexta-feira, 23, o ator e compositor Ricardo Guti e seu espetáculo "Folguedo Folgado". O espetáculo contará com duas apresentações agendadas, uma às 10h e a outra às 14h30, na Sala de Música do Campus.

Folguedo Folgadoé um espetáculo de mamulengos que apresenta, assim como normalmente acontece na estrutura tradicional da brincadeira de bonecos no Brasil, estórias permeadas por músicas e pela arte do palhaço, encadeadas por bonecos que representam figuras populares universais como a mocinha, o patrão, o empregado, o padre e o diabo. 

A peça realiza uma homenagem aos mestres guardiões desses saberes ancestrais. Seus temas são outros folguedos populares como o bumba-meu-boi, o repente e mitos brasileiros. O espetáculo leva o público a conhecer e vivenciar esses saberes e aprender que nesse mundo nem tudo é digital. Partindo de personagens universais debatendo questões atuais, sempre refletindo sobre a cidadania e a construção de nossa identidade cultural.

Ricardo Guti, com sua vasta experiência, tem se aprofundado principalmente nos elementos da cultura popular brasileira, da música e da pesquisa dramatúrgica. Os resultados dessa trajetória são diversos espetáculos, para adultos e crianças, que já passaram por palcos de Brasília e de outras localidades do Brasil, do Chile, da Argentina e da Alemanha.