Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Aprovado em votação novo Estatuto do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão

Estudantes se reuniram no Congresso realizado hoje (14) no ginásio de esportes

Publicada em 14/03/2014 Atualizada há 1 ano

A emenda da proporcionalidade foi aprovada por maioria de votos. Fotos: Daniele Monte

Cerca de 150 alunos compareceram, nesta tarde (14), a um Congresso dos Estudantes realizado no Ginásio Poliesportivo do Campus Natal Central para discutir e votar o novo estatuto e as propostas do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão para o ano letivo de 2014.

O Grêmio Estudantil representa os interesses dos estudantes do ensino técnico integrado e subsequente, permitindo que eles possam debater e elaborar propostas visando melhorias tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio configura-se também como um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

O novo estatuto elaborado pela Comissão do Congresso dos Estudantes foi baseado no estatuto já existente, datado de 1996, e no estatuto do CEFET de Contagem, Minas Gerais. Grupos de trabalho se organizaram e elaboraram novas diretrizes para o documento, que foi apresentado, posteriormente, aos delegados da comissão. Hoje, na votação, o novo estatuto foi aprovado pela maioria dos votos.

Durante o congresso, a estudante Lamia Nogueira, membro da Corrente Proletária Estudantil, apresentou algumas emendas ao estatuto, dentre elas a permanência ou não da proporcionalidade entre as chapas na atuação dentro do Grêmio. A proporcionalidade garante que os membros das chapas concorrentes trabalhem juntos nas decisões tomadas pelo Grêmio Estudantil, permanecendo a chapa mais votada pelos alunos como a responsável pelas decisões finais. A emenda foi aprovada na proporção de 82 votos a favor e 30 contra.

“A nossa luta é a partir do ano letivo que vem começar a se preocupar com o processo de eleição. O estatuto já prevê todo o regimento de processo eleitoral, de comissão, posse e gestão. Agora, nosso objetivo é fazer o debate com os estudantes no início do próximo ano letivo e elaborar um grêmio estudantil mais justo e igualitário”, disse Renata Sapucaí, que fez parte da Comissão Organizadora do Congresso.

As novas propostas feitas ao estatuto e sua reformulação podem ser verificadas na página do GEDM no Facebook.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas