Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MUNDO

Alunos do CNAT falam da importância do Dia Mundial da Água

Data comemorativa foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1992

Publicada em 22/03/2016 Atualizada há 1 ano

Imagem: Google

É possível viver sem água? A importância desse bem vira o centro do debate nesta terça-feira (22), isso porque hoje é comemorado o Dia Mundial da Água. 

A data comemorativa foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito desse valioso líquido.

A substância, líquida e incolor, insípida e inodora, mantem o corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a temperatura e participa de reações químicas. Esses são apenas alguns benefícios.

No Campus Natal Central do IFRN, os alunos lembraram do dia e mais do que isso, da importância da grande homenageada. 

“Quase 70% do nosso corpo é formado por água e para desidratar é muito fácil. Devemos passar o dia inteiro bebendo água, comendo alimentos que contenha água, justamente para não desidratarmos”, lembrou a aluna de Geologia - Jéssica Galdino. 

A estudante do curso Técnico de Manutenção e Suporte para Internet, Ariene Evellyn, também falou da água. “É algo que está diariamente em nossa vida. Precisamos para beber, cozinhar, tomar banho, por isso ela é muito importante”, disse.

Questionada sobre o que faz para utilizar da melhor maneira possível a substância, ela enfatizou: “Para utilizar da melhor maneira possível tento passar o mínimo de tempo no banho. Ninguém quer ficar sujo, com fome ou sede, né?".

Declaração Universal dos Direitos da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas