Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Congresso

Alunos do CNAT apresentam trabalhos em evento internacional

Congresso aconteceu de 4 a 6 de setembro

Publicada em 24/09/2019 Atualizada há 1 ano

Foto cedida: Alunos do IFRN em evento internacional

De 4 a 6 de setembro, alunos dos cursos técnicos de Geologia e Mineração e de Licenciatura em Geografia apresentaram seus trabalhos no “6th Internacional Congress on Environment and Social Responsability in Mining”. O evento aconteceu no "Centro de Convenções Pedro Valdívia", no Hotel Sheraton, em Santiago do Chile. Para participar do evento - diante do contingenciamento de recursos do governo federal - os alunos se mobilizaram e promoveram aulões. Além da renda dos aulões, os estudantes conseguiram apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI-IFRN), através do Edital de Fomento à Participação de Eventos.

Aluno do curso de Mineração, Silas Samule, teve seu trabalho apresentado no congresso. Silas foi estagiário no Museu de Minérios durante dois anos e apresentou pesquisa sobre "o uso do turismo como ferramenta de Produção mais Limpa e de aproximação da comunidade do processo produtivo em empresas de mineração". Já Yago Lutz, estudante do 4º ano do curso técnico de Geologia, apresentou trabalho sobre "técnicas rápidas e de baixo custo de Sensoriamento Remoto aplicado ao monitoramento ambiental na mineração”.

Além dos alunos citados, a estudante Terezinha Medeiros também participou do evento. Aluna do curso de “Licenciatura de Geografia”, Terezinha apresentou trabalho sobre "a importância de conservar a “Geodiversidade e o patrimônio geológico na atividade mineral, além de inventariar os principais impactos da mineração nos calcários Jandaíra”, importante formação geológica do estado.

Segundo o aluno Silas Samule, representar o RN e o país é um sentimento único: "Deixar a marca da mineração e da consciência ambiental do Rio Grande do Norte e do Brasil em um evento que é porta para a próxima conferência mundial do clima COP25 e que tinha profissionais tão importantes da área é imensurável!"

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas