Negócios

Alunos do Campus Natal Central ingressam no mundo do empreendedorismo

Projeto Miniempresa foca em alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas

Publicada em 04/08/2014 Atualizada há 1 ano

Alunos do Técnico Integrado que agora fazem parte do NEXA juntos com o Diretor Geral do CNAT, José Arnóbio. Foto: Daniele Monte

Os alunos do Campus Natal Central do IFRN, na modalidade técnico integrado, passaram a fazer parte do NEXA (Núcleo de ex-achievers), orgão associado diretamente à associação sem fins lucrativos Junior Achievement. Na realidade, o ingresso na Instituição aconteceu por intermédio do programa Miniempresa que visa fomentar o espírito empreendedor em alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. “Nós agora estamos no NEXA e a proposta é manter os ex-participantes  ligados à instituição, introduzindo-os ao mercado de trabalho, promovendo atividades na área de empreendedorismo, através de visitas técnicas, palestras, workshops, fóruns internacionais e ações sociais”, explica Letícia di Maia.

A participação dos estudantes no projeto miniempresa foi o primeiro contato deles com o mundo do empreendedorismo e despertou perspectivas antes não imaginadas, em todos os que participaram. De acordo com Filipe Lopes, a experiência de gerir a empresa, desde a criação do produto, passando pela logística de distribuição até a venda, fez com que ele crescesse e modificasse inclusive seus planos para o futuro: “Não foi só a aprendizagem de empreendedorsimo, mas também saber se relacionar com pessoas. Foi possível ver na prática o que a gente aprendia em sala de aula em matérias como Empreendedorismo, Gestão de produção e logística, Fundamentos em administração, Gestão de pessoas e Contabilidade, por exemplo. Tem muito da convivência com pessoas e desenvolver um projeto a partir disso, acaba que você está fora do colégio e ao mesmo tempo dentro, porque você tem que conciliar e isso cria em nós mesmos pontos positivos  como assidiuidade, compromisso, responsabilidade e habilidade interpessoal para trabalhar em equipe".

Para participar do NEXA, cuja proposta é manter os ex-participantes vinculados à Junior Achievement, basta haver concluído o programa miniempresa. Para se associar, o interessado deve enviar um email para g.marketing_nexarn@hotmail.com.