ENEM

Alunos do Campus Natal-Central comemoram aprovação no ENEM

Estudantes atribuem as aprovações à qualidade do ensino da Instituição

Publicada em 02/02/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Brígida Fonseca

Engenharia Civil, Medicina, Ciência & Tecnologia, Engenharia de Produção, Letras, Direito, Farmácia... foram muitos os cursos e em todos eles, um ponto em comum: um aluno do IFRN aprovado no ENEM, mais precisamente do Campus Natal-Central. A despeito de ser uma Instituição cujo foco não é a preparação para esse exame seletivo, a qualidade do ensino faz com que os resultados surjam naturalmente. “Primeiramente, gostaria de ressaltar que a Instituição não prepara para o ENEM.  A nossa função é formar o profissional para o mundo do trabalho, além de, claro, especialmente construir a cidadania. Mas o nível dos alunos se deve também à nossa estrutura e ao nosso corpo docente, o que acaba refletindo essa realidade”.

Diferente da realidade de escolas de onde vieram grande parte dos alunos do CNAT, a Instituição dispõe de uma infraestrutura física e de ensino que funcionam como engrenagem para os diversos resultados positivos que a Instituição alcança, no decorrer dos anos.  Segundo o diretor geral do CNAT, professor José Arnóbio de Araújo Filho, “esse resultado mostra a qualidade do nosso ensino, especialmente quando lembramos que muitos vieram de escolas públicas onde sequer tinham aulas de matemática, porque não havia professor, por exemplo”.

Exemplos de superação e agradecimento após uma trajetória de estudos plena de aulas de campo, exercícios, laboratório, seminários, estágio e muito esforço de alunos e vários profissionais envolvidos com a educação deles. Por isso, reconhecimento é o que não falta à aluna Luana Alichelle, do curso de Edificações: “Foi muito gratificante receber o resultado. A base daqui contribuiu bastante, inclusive fez com que eu me identificasse com o curso que escolhi”.

Escolhas diversas que trouxeram resultados expressivos e muitas vezes surpreendentes para alguns: “Fiquei muito surpresa, na verdade. Eu não estava com foco no ENEM e sim voltada para os estudos daqui da escola mesmo. Para mim, foi inesperado”, contou Johanna Oliveira, do curso de Administração que ingressou no mesmo curso, só que na modalidade superior, na UFRN. Já para Annderson Oliveira, aprovado em Medicina na UFRN, a concretização do resultado foi “impactante” e, segundo ele, “os professores impulsionaram bastante”.

Apoio compartilhado também por familiares como é o caso dos pais da aluna Laís Pereira, que dividiram com ela a emoção de receber o resultado revelador do seu ingresso no curso de Educação Física. “Eu já estava ansiosa todos os dias, no período de espera do resultado. Quando vi meu nome foi que a ficha caiu e então começamos todos a chorar, eu, mamãe, papai. Agradeço muito ao IF por tudo que vivi aqui nesses quatro anos e a todos os professores por essa vitória”.

Vitórias que se repetem, ano após ano, e que se devem, entre outros fatores, à qualidade do ensino, ao comprometimento de estudantes, servidores docentes e administrativos, além da infraestrutura e do envolvimento de todos em uma educação de excelência e especialmente cidadã. Assim, o IFRN segue o caminho, formando cidadãos para a vida e trilhando com eles uma jornada que vai além dos números vitoriosos que alcança. Como bem definiu a estudante Kecia de Lima, ex-aluna de Mecânica, aprovada no curso de Ciência & Tecnologia: “A sensação é de extrema felicidade e esse é um pequeno passo para atingir grandes objetivos”.

Confira a lista dos 186 aprovados.