Alunas do Campus Natal-Central criam projeto de líderes de torcida

Grupo surge como nova opção de atividade física no Campus

Publicada em 14/06/2019 Atualizada há 12 meses

Líderes de torcida são comuns em filmes norte-americanos. Com coreografias, gritos de guerra e pompons, animam times de escolas. A prática envolve técnica apurada e, há pelo menos uma década, ganhou status de esporte no Brasil.

Com o surgimento do Clube Esportivo do CNAT, em 2018, as estudantes Ruama Pacheco, Meirielly Suzanny, Amanda Dantas e Ana Beatriz, da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (Diaren), idealizaram, em uma conversa, o projeto de líderes de torcida.

Segundo Meirielly, o grupo surgiu com a proposta de criar uma torcida organizada para os jogos esportivos em que o Campus Natal-Central estivesse participando: "Pensamos que seria legal propor uma torcida organizada para o Clube Esportivo do CNAT, foi quando surgiu a ideia de ter o grupo de líderes de torcida e, em paralelo a isso, unificar a torcida do Campus de uma forma geral. A partir disso, conversamos com os responsáveis pelo Clube, os professores Renier Dantas e Amadeu Albino, para que juntos pudéssemos desenvolver a ideia do projeto", destaca.

A estudante Ruama Pacheco conta que a vontade de criar o grupo de líderes de torcida surgiu como uma nova opção de atividade física para o Campus: "Muitas pessoas do IF não conseguiam se identificar com os jogos existentes, mas tinham o desejo de praticar alguma atividade física. O grupo surgiu com a proposta de inserir uma nova atividade física, que envolva dança, coreografias e acrobacias, o que exige um certo preparo físico, além disso é algo que poderia despertar o interesse desses estudantes", ressalta.

Em novembro de 2018, o Clube Esportivo do CNAT lançou, em suas redes sociais, uma chamada para recrutamento de membros para compor o grupo de líderes de torcida. Segundo Ruama Pacheco, a intenção era de que o projeto começasse com poucos integrantes, mas, devido à grande procura, o grupo foi além de suas expectativas: "Hoje o nosso grupo conta com 26 pessoas, sendo 05 meninos e 21 meninas, de todas as Diretorias Acadêmicas", destaca.

O projeto contou com a colaboração da professora Tais Dantas Silva, que possui experiência com trabalhos de lazer para crianças e adolescentes. Ainda no ano de 2018, essa profissional ministrou uma oficina na Artic, evento que engloba arte, cultura, tecnologia e integração no Campus Cidade Alta.

A primeira apresentação do grupo foi na edição 2019 dos Jogos Internos, que aconteceu de 27 de maio a 04 de junho. Os gritos de guerra e coreografias confirmaram o que até então só ficava na imaginação do público. O grupo treina duas vezes por semana, e a próxima apresentação está prevista para acontecer na edição 2019 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns).

extensao