Superação

Aluna de projeto do CNAT ganha "Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo sub 16"

Jovem faz parte do projeto "Atletismo, vamos fazer melhor"

Publicada em 27/09/2019 Atualizada há 1 ano

Foto cedida: Ana Júlia (a do meio) no pódio do "Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo"

Aluna beneficiada pelo projeto do Campus Natal-Central do IFRN “Atletismo, vamos fazer melhor”, a atleta Ana Julia Batista, estudante da Escola Estadual Castro Alves, bateu os recordes no "Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub 16”. De acordo com a adolescente, o resultado foi conseguido através dos treinos contínuos no CNAT, que abre as portas para jovens que tenham interesse em treinar atletismo: 'Ganhei o ouro e bati o recorde do campeonato e da prova'.

A atleta, que participou da competição, é uma entre os 25 jovens atendidos pelo projeto, que é coordenado pelo professor José Eugênio Pinheiro, treinador voluntário: “Comecei a treinar os meninos em 2003, quando ainda era aluno de Eletromecânica e fazia atletismo com o professor José Arnóbio. Hoje eu dou continuidade ao trabalho iniciado por ele, que atende atualmente 25 alunos, mas que já contemplou cerca de 60 jovens. Recebemos jovens de 10 a 20 anos”.

De acordo com o professor José Eugênio, a conquista de Ana Júlia não foi uma surpresa: “A sensação é de felicidade, pois os resultados só mostram que o trabalho ao qual me dedico, todos os dias, está no caminho certo. A evolução dela já era esperada por mim há muito tempo, mas nós que trabalhamos com adolescentes sabemos das dificuldades”. Segundo o treinador, o objetivo do projeto é oportunizar aos jovens um espaço adequado e um treinamento orientado para que atinjam a superação no esporte, como aconteceu com Ana Júlia.

A jovem competiu na categoria sub 16, na prova “pentatlo”, em que são combinadas as seguintes modalidades: 80 com barreira, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800 metros rasos. Segundo Ana Júlia da Hora, foi muito gratificante perceber o resultado alcançado: “A sensação foi muito boa, eu até me senti mais aliviada. Na última e mais difícil prova - a de 800 metros - eu consegui melhorar bastante. Dei o meu melhor e fiquei muito feliz! Meu objetivo era bater o recorde, por um instante achei que não iria conseguir, mas deu certo!”.

Enquanto a jovem e promissora atleta faz planos sobre as próximas provas, entre elas o campeonato “Norte-Nordeste” que será na UFRN, no início de outubro, outros alunos trilham o mesmo caminho, perseverando nos treinos e correndo atrás dos seus sonhos. O projeto oferece treino diário à comunidade das 17h às 19h30, no Campus Natal-Central do IFRN.

extensao