Aluna de Geologia recebe troféu do FINC e viaja para Polônia em abril

Estudante terá seu vídeo exibido no festival europeu

Publicada em 23/02/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Brígida Fonseca

Nesta sexta-feira, 23/02, o diretor geral do Campus Natal-Central, professor Arnóbio de Araújo Filho, entregou o troféu à aluna  Adriele Dantas do Nascimento, do curso Técnico Integrado em Geologia. A estudante venceu o Festival de Curtas de 1 minuto - na categoria do IFRN, do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC). Por causa da premiação, Adriele viajará para Polônia e terá seu vídeo exibido no Festival Netia OFF Camera 2018. O festival é um dos mais importantes do cinema independente na europa e acontecerá em Cracóvia, no final de abril. "Somos apenas um tijolo desse trabalho que está sendo feito há décadas. Precisamos dar parabéns a ela, e isso é fruto também da oportunidade que é dada a você, Adriele, e a tantos outros alunos daqui, jovens como você", enfatizou o diretor geral do CNAT.

De acordo com o Diretor do FINC, Rômulo Sckaff, a parceria com o IFRN possibilita aos alunos terem contato com o cinema na prática: "É uma porta de entrada para o audiovisual, e o nosso júri é formado por profissionais da área super exigentes, então, é realmente uma vitória. Mas vencer é somente uma consequência desse trabalho bem feito e, por isso, gostaria de parabenizar a todos da Instituição, especialmente a aluna Adriele".

A autora do vídeo se inspirou na vida do tio que era pescador. Na produção, a estudante teve a ajuda do pai, de uma amigo dele e de mais dois colegas dela. As filmagens foram feitas, com o celular da aluna, para concorrer na Edição de 2017 do FINC, cujo tema era "O pescador". A ideia de transformar dor em arte deu tão certo que o curta produzido foi escolhido dentre vários.

Segundo o assessor de Relações Internacionais do IFRN, Marcelo Camilo, a formação dos alunos na área de artes é essencial para esse envolvimento no festival: "É esse trabalho com arte aqui no IFRN que desperta o aluno". Confira o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=dizRLlU7d1k