Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio Ideia Inova

Agilidade e comodidade do “Localiza Busão”

Projeto é um dos concorrentes ao “I Prêmio CNAT Ideia Inova”

Publicada em 13/02/2015 Atualizada há 12 meses

Foto: Rodolfo Maia

Três estudantes do Campus Natal Central, Michell Cordeiro, 24, Renato Roberto, 24, e Clemente Ferreira, 25, os dois primeiros alunos do curso de Redes de Computadores, e o último de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, cansados de passar muito tempo esperando ônibus nos pontos de parada e, simultaneamente, pensando na agilidade para o dia a dia, estão desenvolvendo o “Localiza Busão”, um aplicativo que facilita a localização de coletivos. O projeto está concorrendo ao “I Prêmio CNAT Ideia Inova”.

De acordo com os estudantes, o aplicativo vai funcionar a base de dados do GPS – sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição das linhas de transporte público cedida pelas empresas, em que vai constar o local exato do ônibus, a distância e o tempo que gastará para chegar à parada mais próxima. 

“O usuário poderá filtrar sua busca por linha de ônibus. Por exemplo, estou no campus e quero ir para Ponta Negra, vou no ‘app’ e faço a busca da linha 54. O aplicativo mostrará, no mapa, via GPS, o ônibus mais próximo, além de informar quantos metros de distância e o tempo que vai demorar para chegar”, afirma Michell. 

Cordeiro ainda disse que a ideia surgiu em 2010 quando as empresas de transporte público começaram a implementar o GPS em suas frotas, mas não colocaram em prática porque naquele ano era inviável o desenvolvimento de aplicativos. “Hoje as plataformas de smartphones dão incentivo ao desenvolvimento e a instituição nos auxilia com programas”. 

Futuramente, os alunos pensam em qualificar os filtros de busca, como pesquisar por destino e por ponto de parada, no qual o aplicativo relacionará as linhas correspondentes.